Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Engenheiro faz perua Mercedes com suspensão de… caminhão!

Classe E Estate modificada por funcionário da fábrica recebeu parte do conjunto mecânico do Unimog

Por Rodrigo Ribeiro
24 jul 2017, 19h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • “Para encarar aventuras no final de semana sem abrir mão do conforto de um carro de passeio”, já diria a equipe de marketing (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O que fazer quando você não abre mão do prazer de dirigir de uma perua, mas seu companheiro (ou companheira) faz questão de ter um SUV?

    Publicidade

    A solução de um engenheiro da Mercedes foi bem simples: colocar o sistema de transmissão 4×4 – incluindo os exclusivos eixos portal – do indestrutível caminhão Unimog em uma Classe E Estate.

    Publicidade
    Nenhum SUV vai ter coragem de fechar esse carro… (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O resultado é uma perua que certamente humilharia a maioria dos utilitários esportivos em trilhas mais pesadas. Graças ao sistema portal, onde o cubo da roda fica mais baixo que a ponta do eixo, a Mercedes Classe E 4×4² tem altura livre do solo de estratosféricos 42 cm. Para se ter uma ideia, isso é mais do que o dobro do encontrado no Troller T4!

    Já que eles ousaram tanto, por quê não ir além e fazer um AMG? (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A adaptação foi relativamente simples e envolveu mudanças nos dois subchassis, para receber os novos diferenciais e suspensão, e o alargamento dos para-lamas. O tempo de execução foi de rápidos seis meses, pois o departamento de engenharia usou a impressão 3D para a produção de algumas peças. O modelo manteve o motor da versão E400, com um V6 biturbo a gasolina de 333 cv e câmbio automático de nove marchas.

    Continua após a publicidade
    Deve ser um pouco difícil carregar as compras no porta-malas… (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A Mercedes deixou claro que o protótipo é um projeto sem nenhuma intenção de chegar às ruas. Mas, dada a repercussão positiva da crítica e dos fãs após revelar a perua, executivos indicaram que poderiam produzir o modelo em uma série especial de volume reduzido. Faz sentido: para quem já fez um jipe AMG 6×6, uma perua SUV não é nada de outro mundo…

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.