Empresa cria sensor de embriaguez que funciona integrado ao volante

Dispositivo mede ingestão de álcool a partir da detecção dos gases emitidos pela pele

seguranca seguranca

seguranca (/)

Um novo dispositivo criado por uma empresa canadense promete contribuir para a redução de acidentes causados por motoristas sob influência de álcool. Nesta semana, a Sober Steering foi uma das atrações do Salão de Los Angeles de Carros Conectados, sendo eleita uma das dez melhores startups do evento com o seu Zero Tolerance System.

Basicamente, trata-se de um sensor instalado no volante que captura os gases emitidos pela pele do motorista (em especial, a das mãos). Esses gases são emitidos pelo corpo humano a partir de cinco minutos da ingestão alcoólica. Ao contrário dos bafômetros, cuja utilização demanda que o carro e o motorista estejam parados, o Zero Tolerance System pode ser usado com o veículo em movimento.


 

A partir do momento em que é capturada a informação do nível alcoólico elevado, o GPS presente no sistema a dispara, tendo como destinatários as empresas às quais os carros pertencem, as forças policiais e, até mesmo, os familiares dos motoristas. Uma característica interessante é que a medição ocorre continuamente, de modo a prevenir que o condutor ingira bebidas durante o trajeto.

A Sober Steering levou cinco anos para desenvolver o Zero Tolerance System. Nesse período, um projeto-piloto foi desenvolvido na cidade de Waterloo, região de Ontario, tendo como base um ônibus escolar. Curiosamente, a ideia original era de que a empresa tivesse sede na Flórida, mas o governo dos Estados Unidos não apoiou a iniciativa – ao contrário do canadense, que financiou parte do projeto.

Num primeiro momento, o Zero Tolerance System será destinado apenas ao uso por carros de empresas, mas a perspectiva é de que o sistema possa ser instalado em qualquer veículo num futuro próximo. Os preços do equipamento não foram revelados.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s