Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Em documentário, brasileiros falam sobre relacionamento com seus carros

"Nutz" estreia ainda em dezembro e traz 20 histórias de amor incondicional por automóveis

Por Isadora Carvalho Atualizado em 9 nov 2016, 14h45 - Publicado em 4 dez 2015, 14h30
entretenimento

Eugênio de Camargo tem uma compulsão incurável: não consegue parar de comprar carros. Aos 80 anos, já tem mais de 200 – e é chamado, pela própria mulher, de maluco. O gaúcho Leonardo Padilha se apertou em uma casa de 60 m², porém com uma garagem quase três vezes maior, só para abrigar seus oito Ford Galaxie.

Essas e outras 18 histórias de excêntricos antigomobilistas são contadas no documentário Nutz. A ideia do cineasta Dino Dragone foi reunir personagens que tratassem o clássico como um membro da família, exatamente como ele. “Já fiz loucuras pelo Galaxie, inclusive viajar várias vezes a Brasília para ajudar a restaurar o Galaxie do Juscelino Kubitschek”, diz Dragone – que também escreveu três livros sobre o sedã e têm um modelo 1972 caracterizado como um carro da polícia californiana.

O documentário traz um depoimento inédito do ex-piloto de Fómula 1 Nelson Piquet. Ele fala sobre sua coleção de Volkswagen antigos que, em sua maioria, têm o motor preparado. “Comprei os carros dos meus sonhos de moleque e aumentei a potência. Nenhum tem menos que 300 cv”, conta Piquet.

O longa mostra ainda Zico, um senhor de 60 anos que ocupa 80% de seu apartamento com 5 000 miniaturas. O paulista Fabiano Tilli mostra sua coleção de Galaxie “caindo aos pedaços”. Os clássicos esperam por uma restauração há pelo menos uma década. E Ricardo Petito, um dos precursores da cultura low rider no Brasil. Seu carro tem a tradicional suspensão hidráulica dos low riders, capaz de tirar uma das rodas do chão.

Ao todo, foram três anos de filmagens, em diversos locais no Brasil, que renderam 800 horas de material bruto. A edição levou mais um ano.

Nutz estreia em dezembro no Auto Show Collection, em São Paulo, e logo depois deve seguir para cinemas de todo o país. A programação está na fanpage do documentário no Facebook, e, abaixo, você pode conferir seu trailer oficial:

LEIA TAMBÉM:– Velozes & Furiosos deve ganhar prequels e spinoffs no futuro– O engenheiro que viaja o mundo atrás de motores

Continua após a publicidade

Publicidade