Clique e assine com até 75% de desconto

Elétricos: Grupo VW inaugura sua rede de recarga ultrarrápida no Brasil

Proprietários de qualquer veículo elétrico podem usar o ponto, mas cadastro leva até 20 dias úteis

Por Eduardo Passos Atualizado em 21 out 2020, 19h40 - Publicado em 22 out 2020, 08h00
Primeiro ponto da rede Plug&Go foi inaugurado em Caraguatatuba Daumer De Giuli/Tripé Online

Um ano após anunciar 30 pontos de recarga ultrarrápida para veículos elétricos no estado de São Paulo, a EDP, em parceria com Audi, Porsche e Volkswagen, inaugurou o primeiro deles em Caraguatatuba.

Desde quarta-feira (21), os proprietários de EVs do Grupo VW e outras montadoras podem se cadastrar e utilizar o eletroposto, instalado no Shopping Serramar, no litoral paulista. A EDP — especializada em transmissão e comercialização de energia elétrica — afirmou que, com uso de adaptadores, qualquer carro elétrico à venda no Brasil pode ser recarregado na rede.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

Os dois carregadores já disponíveis tem duas opções de recarga: corrente contínua com 150 kW de potência e corrente alternada, mais lenta, com 22 kW. De acordo com a Volkswagen, 15 minutos de recarga via corrente contínua são capazes de fornecer 100 km de autonomia aos seus veículos.

O CEO da VW na América Latina, Pablo Di Si, reafirmou a ambição da montadora em se tornar líder global em mobilidade elétrica. Segundo o argentino, “o sucesso desta estratégia depende de uma ampla infraestrutura de carregamento. E, com a inauguração deste primeiro eletroposto, vamos começar a oferecer uma estrutura de qualidade e conveniência para nossos clientes e demais usuários, bem como incentivar que as pessoas se sintam confiantes e seguras para optar por um automóvel híbrido ou elétrico nos próximos anos”.

15 minutos de recarga são capazes de fornecer 100 km de autonomia Daumer De Giuli/Tripé Online

Mesmo com o ponto de Caraguatatuba já inaugurado, os clientes precisam se registrar no site da EDP Smart e, em seguida, solicitar um cartão unitário que libera o acesso à rede. Esse cartão, porém, leva até 20 dias úteis para chegar à residência do solicitante. De acordo com a EDP, há intenção de fornecer um aplicativo para que o desbloqueio seja realizado digitalmente, via celular.

Cartão nominal libera acesso ao carregamento. Prazo de envio, porém, é de 20 dias úteis Daumer De Giuli/Tripé Online

Planos de expansão

O novo eletroposto em Caraguatatuba faz parte do projeto Plug&Go, que une esforços públicos e privados em busca de soluções eficientes de mobilidade elétrica. O cronograma do projeto já prevê mais 29 pontos de recarga espalhados por São Paulo.

A meta é estender a rede de recarga para Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis com mais 34 pontos de recarga até 2023. Esses corredores totalizarão um investimento de R$32,9 milhões.

Continua após a publicidade

Dentro da sub-rede paulista, nove locais serão implantados ainda neste ano em rodovias estratégicas, como a Fernão Dias, Régis Bittencourt, Bandeirantes e Anhanguera. O CEO da Audi do Brasil, Johannes Roscheck, ressaltou que a escolha foi feita pensando em rotas que liguem São Paulo a cidades importantes do Brasil.

Temos conversado com nossos clientes e a percepção é de que a inauguração de pontos de recarga ultrarrápida como este trará ainda mais confiança para a realização de longas viagens”, pontuou.

Os dois pontos de recarga suportam até três carros simultaneamente Daumer De Giuli/Tripé Online

Todos os futuros eletropostos seguirão a mesma configuração do recém-inaugurado. Um deles, porém, terá uma versão ainda mais rápida de carregamento, com 350 kW. Em comparação, a rede de carregamento da Tesla ao redor do mundo oferece potência máxima de 250 kW.

Atualmente, apenas um carro à venda no Brasil seria capaz de usufruir desse sistema: o Porsche Taycan. Além de receber a corrente altíssima sem risco de sobreaquecimento da bateria, o superesportivo conta tensão de 800 volts no seu sistema.

Segundo a Porsche, um ponto com essas características é capaz de entregar 100 km de autonomia em apenas 5 minutos de recarga. Já 80% de carga poderiam ser atingidos em cerca de 20 minutos. Um modelo similar ao da Plug&Go já está disponível no Porsche Center de São Paulo.

Atualmente, só o Porsche Taycan é compatível com o supercarregador de 350 kW que será instalado na rede Plug&Go Divulgação/Porsche

Futuro dos elétricos no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o mercado de EVs no País deverá crescer em até 500% nos próximos cinco anos. Segundo a ABVE, o primeiro semestre de 2020 registrou um aumento de 221% nas vendas de eletrificados (incluindo modelos híbridos e totalmente elétricos) em relação ao mesmo período de 2019. Dados do Boston Consulting Group indicam uma frota de até dois milhões de EVs nas vias brasileiras até 2030.

A rede Plug&Go não é a única em implantação no momento. Empresas como a BMW, Nissan, a seguradora Porto Seguro e até mesmo o Ministério da Cidadania vêm ampliando a oferta de carregamento rápido ao redor do Brasil, em busca de atender à demanda crescente.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade
Publicidade