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É verdade que todo carro perde 20% de valor quando sai da concessionária?

QUATRO RODAS consultou especialista para checar de uma vez por todas se a clássica frase tem algum fundamento

Por Daniel Telles
Atualizado em 12 mar 2020, 07h00 - Publicado em 12 mar 2020, 07h00
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  • Está pensando em vender ou comprar um carro pela internet? Confira nossas dicas (OLX/Divulgação)
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    Especialista aponta que a frase não está 100% correta (OLX/Divulgação)

    Uma das frases mais ouvidas por quem pensa em comprar um carro zero-quilômetro é “Cuidado. Só em sair da concessionária o carro já perde 20% de seu valor.” Mas o quanto esta afirmação tem de verdade?

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    Segundo Fernando Barros, gerente de precificação da KBB Brasil, empresa especializada em pesquisa de preços de carros novos e usados, a resposta é: “Depende”.

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    Barros explica que a frase é verdadeira quando tomamos por base a depreciação de troca, que compara o valor que o carro foi comprado zero-quilômetro com o preço que os lojistas estão pagando por eles ao negociar com proprietários particulares.

    Neste caso, de acordo com o especialista, todos os custos do empresário fazem o valor do carro despencar.

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    “Como os lojistas devem arcar com uma série de custos para adquirir veículos para revender, tais como encargos e impostos, manutenção da loja, salários e margem de lucro, este tipo de depreciação tende a ser mais elevada, passando dos 30%, em média, pois o empresário precisa compensar os seus gastos”, explica.

    Entretanto, se levarmos em consideração a depreciação de revenda, a frase é um mito. Este tipo de depreciação compara o preço de um carro zero-quilômetro com o valor final que ele está sendo revendido por um lojista. Ou seja, neste caso os gastos do intermediário não interferem. 

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    Segundo Barros, alguns fatores influenciam no valor final de revenda do veículo.

    Quando um lojista revende um veículo, o preço praticado por ele é composto pela compensação do investimento do empresário e o valor de mercado que o modelo detém, influenciado pelos fatores subjetivos como a reputação do modelo, liquidez, oferta e demanda, etc.”

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    Ainda de acordo com especialista, nestas condições há até a possibilidade de o carro usado se valorizar.

    “Neste caso, a depreciação pode variar muito de carro para carro, não havendo, portanto, um índice pré-definido de 20% ou 30%. Pelo contrário, é nesta condição que pode haver até a valorização de preços de um carro usado”, completa.

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