Sim, é possível consultar a placa de um carro para obter informações sobre ele e até existem serviços de pesquisa de placa gratuitos, ou do governo ou dos Detran de cada estado. Tudo depende, porém, das informações que você quer saber.
Uma das formas mais fáceis de pesquisar a placa de um carro é por meio do aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Ao incluir a placa, a plataforma retorna com a marca, o modelo, o ano de fabricação e os últimos cinco números do chassi do carro, além da sua cidade e estado de registro e se o carro tem restrições como roubo ou furto.
O Portal de Serviços do Senatran também permite consultar a base de dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) de cada carro, revelando dados do proprietário, informações sobre o motor do carro e se há restrições, como arrolamento em processos judicias, comunicação de venda ou roubo e furto.
Para essa consulta, porém, o usuário também precisará indicar o CPF ou CNPJ do proprietário e o número do Renavam do veículo.
Ainda no site do Senatran é possível consultar se o carro está envolvido em recall apenas com a placa, de graça.
Os Detrans de todos os estados brasileiros também oferecem consultas de dados, multas, IPVA em atraso, restrições e bloqueios do carro mediante consulta com placa e número do Renavam. O argumento para isso é a segurança das informações.
Consultas apenas com a placa que apresentem mais informações do carro são pagas. Essas pesquisas acessam bases de dados com histórico de quilometragem, passagem por leilão, chassi remarcado, registro de perda total, registro de sinistros e etc., e também apresentam o Renavam do carro. Há diversos sites que oferecem esse serviço em pacotes que custam entre R$ 10 e R$ 60.
Por meio de apps de pagamento, como o Zul+, é possível consultar, de graça, débitos de multas, IPVA e licenciamento do carro apenas com a placa gratuitamente.
Consulta de placa dianteira e traseira
Outro método para ter acesso às informações do carro gratuitamente por meio da placa é tendo, também, o código de verificação do QR code da placa.
Isso porque as placas Mercosul têm um QR code que permite verificar, por exemplo, se a placa é original e qual empresa a fabricou e a estampou. É uma estratégia que substitui os antigos lacres. Para fazer essa verificação é necessário baixar o app Vio, que fará a leitura do código de verificação.
Com o código de verificação e a placa, basta acessar uma página específica do site do Senatran. A página seguinte apresentará dados básicos do carro e informações da placa, como a data de fabricação e também a posição correta desta placa: se é a placa dianteira ou se é a placa traseira.