Notícias falsas estão cada vez mais comuns e algumas aparecem do nada, sem nenhum contexto ou mesmo coerência. Esta semana começou a circular que Elon Musk, dono da Tesla, supostamente teria comprado a Ford por um valor não revelado, em uma aquisição que “surpreendeu a indústria”.
Nenhuma das informações são verdadeiras. A Ford já declarou oficialmente que é “absolutamente falso”, em um curto posicionamento enviado à agência Reuters. Além da própria fabricante ter negado, não há qualquer anúncio oficial a respeito e, como a Ford é uma empresa de capital aberto, a compra de ações precisa ser informada para o Securities and Exchange Comission (SEC), órgão governamental que fiscaliza o mercado financeiro. Tanto o site oficial da SEC quanto a página da Ford para investidores não fala de qualquerm ovimentação deste tipo.
Como estamos na era da inteligência artificial generativa, fizeram até uma imagem falsa com Musk apertando a mão de Jim Farley, CEO da Ford, com um fundo genérico com o nome da empresa.
Outro problema é Musk ter o dinheiro necessário para a compra da Ford. A fabricante automotiva hoje tem um valor estimado em US$ 44 bilhões (R$ 254 bilhões), o mesmo que o executivo sul-africano pagou pelo Twitter em 2022. Para adquirir a rede social, Musk pegou emprestimos com diversos bancos e precisou vender algumas das ações da Tesla – algo que fez a contragosto.
Na situação atual, o dono da Tesla não quer perder o controle da fabricante de veículos elétricos e chegou a afirmar que, caso não recebesse as ações como parte do pacote de bônus por seu desempenho, deixaria a empresa por não se sentir confortável em não controlá-la.
A própria situação atual da Tesla mostra que Musk não estaria interessado em uma fabricante de carros tradicional. Havia muita expectativa para a apresentação de um carro elétrico que custasse US$ 25.000 (R$ 144.635), o que não virou realidade.
Na apresentação realizada em outubro, o sul-africano deixou claro que o caminho para a Tesla é ser uma empresa de tecnologia e que iria apostar no Cybercab, um carro autônomo barato, ao invés de oferecer uma versão normal.