DS quer diminuir telas e oferecer interior analógico em carros de luxo
Chefe de design da marca francesa quer eliminar as telas porque, quando desligadas, não são muito bonitas, nem luxuosas
![DS volta ao interior de luxo analógico](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Painel-Multimidia-DS-e1656624175434.jpeg?quality=70&strip=info&w=847&h=565&crop=1)
As telas dominaram a indústria automotiva nos últimos anos. Em quase todo carro novo, quando não há apenas uma tela grande para a central multimídia, o quadro de instrumentos também tem a sua. Mas a DS, marca de luxo da Stellantis com modelos baseados nos Citroën, resolveu “voltar no tempo” e voltar a apostar nos bons e velhos botões.
O verdadeiro problema das telas é quando desliga, ela vira apenas uma superfície retangular preta com marcas de dedos. “Não é muito sexy, nem muito luxuosa”, afirmou o chefe de design da DS, Thierry Métroz.
Por conta disso, o foco dos próximos lançamentos da marca é eliminar todas as telas, voltando a exibir elementos tradicionais no painel de instrumentos, ao contrário da tela gigante que concentra tudo que você pode fazer no carro.
![1366_2000 Painel DS4](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/1366_2000.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os carros mais recentes da marca já estão diminuindo suas telas e permitem manusear o sistema multimídia sem precisar tocá-lo diretamente como no DS 4 e no DS 7.
Por enquanto, a luta contra as telas é só uma opinião do chefe de design de uma das várias marcas que a Stellantis gerencia no mundo. Porém, considerando as coisas dentro desse consórcio, não será uma surpresa se esse pensamento chegar em outras marcas, como Peugeot, Dodge e Jeep.
A segurança também é algo que se beneficiaria dessa mudança. Segundo o Canadian Automobile Association (CAA), a utilização de telas em movimento já é uma grande fonte de distração que pode causar acidentes. Na Espanha, por exemplo, o motorista pode receber uma multa de até 200 euros (R$ 1100) e três pontos se for pego usando a tela com os dedos enquanto dirige.
Esse debate sobre telas em carros parece estar no começo ainda. Provavelmente, diminui-las ou diminuir sua relevância cria um novo problema de ergonomia no volante. Por enquanto, ainda não existem alternativas melhores para facilitar a utilização de algumas funções, como consultar o gps ou selecionar o modo de condução.