Download deixa Porsche Taycan mais econômico e cabendo em vagas menores
Via internet, Porsche fornece atualização que "ensina" o Taycan a utilizar melhor suas funções de economia de energia e estacionamento automático
Uma das novas tendências da indústria automotiva é a possibilidade de, via internet, atualizar veículos usados. Não é questão apenas de melhorar a central multimídia ou outros detalhes: no caso do Porsche Taycan vendido no Brasil, por exemplo, dá até para torná-lo mais econômico através de um download.
A fabricante alemã acaba de disponibilizar uma atualização profunda, que pode ser feita em qualquer Taycan vendido desde 2019, gratuitamente e independentemente da idade do veículo, motor e carroceria. Quanto mais antigo o modelo, maior a melhoria — que pode incluir até aumento no alcance.
Esse tipo de upgrade é possível dada a imensa complexidade de novos carros elétricos: de tão modernos, muitas vezes nem a engenharia da marca sabe, de cara, o ajuste ideal para extrair o máximo do sistema. No caso do Porsche Taycan, a ideia é fornecer, a modelos antigos, ajustes que foram feitos para a linha 2023, após anos de testes e análises.
Rodas livres
A grande novidade está disponível para os Taycan 2020 e 2021 de tração integral — que no Brasil correspondem a cinco versões diferentes. Agora, os modos de condução mais econômicos permitem que o motor dianteiro seja desconectado e desenergizado em situações específicas. Desse modo, durante as desacelerações, os dois eixos ficam com as rodas livres, reduzindo perdas por atrito e aumentando o alcance do veículo.
A estratégia utilizada pelo esportivo para recuperar energia cinética também foi melhorada, ainda que a Porsche não tenha especificado quantos quilômetros de autonomia são acrescentados com a atualização.
Outras novidades
O estacionamento automático do Taycan também recebeu melhorias, e agora consegue pesquisar espaços mais distantes. Indo além, a Porsche tornou o sistema mais esperto, e os modelos 2020, 2021 e 2022 do carro agora conseguem estacionar em vagas menores automaticamente.
Vice-presidente da linha Taycan, Kevin Giek garante que as mudanças serão perceptíveis: “o cliente (…) terá uma agradável surpresa ao ver o quanto o veículo foi aperfeiçoado desde então”.
A equipe do executivo trabalhou em outros incrementos, que incluem um melhor aproveitamento do calor gerado pelo trem-de-força. Inimigo dos elétricos, o frio está menos nocivo ao Taycan, que ganhou novo gerenciamente térmico das baterias e, em temperaturas baixas, pode ser recarregado mais rapidamente. O calor residual dos componentes passou a ser mais aproveitado para condicionar as células.
A Porsche garante que a atualização é gratuita, independente do modelo. Para realizá-la, o proprietário deve entrar em contato com alguma concessionária da marca e agendar uma visita. O processo é realizado por técnicos de pós-venda