Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

DongFeng Warrior M50 é o Hummer H1 chinês com tecnologia bélica

A monstruosa picape é a versão civil do veículo de guerra chinês, que foi construído usando engenharia reversa do Hummer H1

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 17 jul 2021, 09h20 - Publicado em 17 jul 2021, 09h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • DongFeng Warrior M50
    (DongFeng/Divulgação)

    Os chineses estão ousando e, assim como os Estados Unidos, também estão oferecendo um pouco da tecnologia de militar para os civis. Não estamos falando de armas nem nada perigoso, mas sim do Hummer chinês.

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

    Publicidade

    Para entender melhor a história, vamos partir do começo. A AM General, empresa americana que desenvolve veículos militares, criou o Humvee (acrônimo que em português significa Veículo Automóvel Multifunção de Alta Mobilidade), um jipão que, além de ser meio de transporte para tropas e cargas, pode atuar como artilharia móvel, ambulância, plataforma de mísseis, entre outras funções.

    Continua após a publicidade

    Só por isso já deu pra perceber que o Humvee é um verdadeiro monstro. E muita gostaria de ter a experiência de dirigir uma máquina dessas. Pensando nisso, surgiu o Hummer H1, o icônico SUV civil desenvolvido com base no veículo militar.

    Com o Hummer pronto, em meados dos anos 90, os chineses importaram o veículo e, utilizando engenharia reversa, desenvolveram seu próprio veículo militar, o DongFeng Mengshi (que em mandarim, significa “guerreiro”).

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Warrior M50 mostrando sua capacidade off road
    (DongFeng/Divulgação)

    Agora, a montadora DongFeng Motors anunciou uma versão civil do Mengshi, o Warrior M50. Obviamente, ele se assemelha muito ao H1 tendo, por exemplo, a carroceria angular montada sobre o chassi. A marca bem que tentou deixá-lo um pouco mais original, utilizando um desenho próprio de grade e faróis redondos recuados, mas mesmo assim é impossível não compará-lo à sua versão americana. 

    Seu motor é o um Cummins 4.0 turbodiesel, que gera 202 cv e 61 kgfm e permite que o M50 alcance máxima de aproximadamente 120 km/h. O câmbio é manual de seis marchas e há tração nas quatro rodas.

    Publicidade
    DongFeng Warrior na linha de produção
    O M50 não é a primeira versão civil do Mengshi. Outros modelos já circularam pela China, porém estes nunca foram oficialmente vendidos. (DongFeng/Divulgação)

    Força, o M50 tem. Mas para ser um monstro off-road, depende de características como o anglo de saída e entrada de 70 e 45 graus, respectivamente. Sua altura de 40,9 cm em relação ao solo, permite que o Warrior atravesse superfícies alagadas de mais de 1 m de profundidade. Os enormes pneus todo terrenos, fixados por suspensão duplo A, deixam o trabalho ainda mais fácil.

    Continua após a publicidade

    No interior, vemos mais semelhanças com o Hummer, sendo o enorme túnel central a principal delas. Na versão civil, toda a parafernália bélica dá espaço para bancos de couro, central multimídia com tela de 8 polegadas, ar condicionado automático e vidros elétricos. Segundo a mídia chinesa, a maior parte do acabamento é simples e feito de plástico, afinal, esse é quase um veículo de guerra, não um SUV shopping.

    Publicidade
    interior Warrior M50
    Tela da central multimídia é levemente virada para o motorista. (DongFeng/Divulgação)

    O M50 possui única opção de carroceria: picape com cabine simples. Entretanto, uma versão maior de quatro portas não parece estar descartada.

    Continua após a publicidade

    O preço pode até ser considerado um “negócio da China” para os mais moderados. Segundo o site Car News China, o Hummer chinês custará cerca de U$ 103.529, algo próximo dos R$ 530.000.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Edição de julho
    (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.