PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Dez carros que foram vendidos no Brasil por muito pouco tempo

Alguns modelos nacionais e importados têm vida tão efêmera que fica difícil entender se algo deu errado ou se essa brevidade estava planejada

Por Fábio Black
2 Maio 2023, 20h37
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Dodge Dakota

Sem falar dos importados dos anos de 1950, a Chrysler atuou no Brasil em dois períodos: de 1967 a 1981 e de 1998 a 2001. A picape Dodge Dakota foi produzida na fábrica de Campo Largo (PR) e tinha tudo para ser um sucesso duradouro de mercado. Mas a compra da Chrysler pela Daimler, em 1998, pôs tudo a perder. Sua última unidade foi produzida em 2000. Trata-se do exemplar da foto, uma versão R/T V8 5.2 com cabine estendida.

Sonic modelo 2011 da Chevrolet, testado pela revista Quatro Rodas.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Chevrolet Sonic

Lançado em 2012, importado do México e da Coreia do Sul, o Sonic tinha status de carro mundial e, no Brasil, chegava com a missão de substituir o Agile. Como não obteve a almejada isenção fiscal, ficou caro e em apenas dois anos saiu de linha.

C6, hatch de luxo, modelo 2006 da Citroën, testado pela revista Quatro Rodas.
(Divulgação/Quatro Rodas)

Citroën C6

A Citroën sempre esteve no mercado dos sedãs de luxo com relativo sucesso. Porém, o C6 não agradou os consumidores e teve vendas muito abaixo do esperado, fazendo com que o sedã lançado em 2006 fosse descontinuado em 2012.

Continua após a publicidade
Pointer GTi, modelo 1994.
(Pedro Rubens/Quatro Rodas)

VW Pointer

Cria da Autolatina (parceria Volkswagen- Ford), o Pointer era a versão hatch do VW Logus. Seu design foi elogiado na Alemanha e ganhou versões apimentadas como a GTI com motor 2.0. Porém, problemas de projeto fizeram com que ele durasse só três anos.

Fiesta Sedan Street, da Ford, modelo 2003.
(Divulgação/Quatro Rodas)

Fiesta Sedan Street

Ícone da Ford, o Fiesta, originalmente hatch, ganhou uma versão sedã em 2000, lançada na Índia e em outros mercados emergentes com o nome de Ford Ikon. Chegou ao Brasil, vindo do México, em 2001, e ficou até 2006, mesmo ano em que encerrou a carreira.

Continua após a publicidade
Caoa Chery Tiggo 3X
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Caoa Chery Tiggo 3x

O Tiggo 3x é a terceira geração do hatch Celer, que foi lançado no Brasil em 2013. A segunda foi o Tiggo 2, que já ostentava o porte de SUV compacto. O Tiggo 3x é um recordista entre os que tiveram vida curta no mercado brasileiro: apenas 11 meses.

oggi ccs s
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Fiat Oggi

O sedã derivado do Fiat 147 ficou apenas três anos em nosso mercado, de 1983 a 1985. Foi a última derivação do compacto produzido em Betim (MG) a ser lançada. Ele deu lugar ao Fiat Prêmio, três volumes baseado no Fiat Uno.

Continua após a publicidade
Veloster, modelo 2012 da Hyundai, testado pela revista Quatro Rodas.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Hyundai Veloster

Lançado em 2011, o Veloster era estiloso e tinha preço interessante. Foi anunciado como esportivo, mas seu desempenho não correspondia. Destoava do nome. Com apenas 128 cv, virou motivo de gozação e deixou de ser comercializado em 2014.

Omega Suprema
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Chevrolet Omega Suprema

Lançado em 1993, oito meses depois do sedã, o Omega Suprema foi o topo de linha das peruas fabricadas no Brasil. Comparada inclusive com os importados que estavam chegando. Cara e grande demais para o padrão do segmento, durou três anos.

Continua após a publicidade
Kia Rio
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Kia Rio

Seu lançamento foi anunciado e adiado diversas vezes até a estreia. E, quando finalmente chegou, em 2020, o Kia Rio ficou apenas dois anos. Importado do México, este hatch carecia de preço competitivo para enfrentar seus pares nacionais.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.