Menor integrante da linha off-road da JLR, o Defender 90 virou um projeto bastante especial pelas mãos da Heritage Customs. Batizado de Valiance Defender, o modelo levou um ano e meio para ficar pronto e terá apenas cinco unidades produzidas. Porém, a exclusividade saiu caro: cada exemplar foi vendido por £100.000 – cerca de R$ 630.000 em conversão direta. Todos já foram vendidos.
Os renomados artesãos e co-fundadores da Heritage, Jan-Pieter Kroezen e Niels van Roij, surpreenderam o mundo automotivo recentemente com suas conversões de um Tesla Model S e um Rolls-Royce Wraith. Agora, com o Defender 90, eles continuam sua história com mais um projeto marcante.
Por fora, a transformação mais drástica está no teto do SUV, que substitui o original, rígido, por uma estrutura tubular feita no padrão FIA com cobertura de lona. A abertura e o fechamento são feitos eletronicamente, mas a empresa não divulga quanto tempo cada etapa leva. As colunas A e B foram mantidas, mas as traseiras, C, foram retiradas.
Também é impossível ignorar a pintura no tom Sunbeam Yellow, que contrasta com detalhes em preto. As grandes rodas de 22 polegadas com desenho exclusivo, batizado de Supersonic, também chamam a atenção.
Por dentro, o Valiance Defender segue a combinação de cor do exterior, mas dando maior ênfase ao preto. O amarelo aparece em detalhes como costuras em painel, portas e volante, além das porções de lataria aparente nas portas, como nos Defender originais.
O painel ganha uma faixa central em metal, com estampas arredondadas e o nome Heritage grafado. Além dos detalhes visuais, o modelo também é equipado com um banco central na primeira fileira, permitindo assim que o SUV leve até seis ocupantes.
Classificado pela empresa como uma versão “mais heroica” do Defender, o projeto mantém as características mecânicas do SUV original inalteradas, incluindo os sistemas de tração. Não é divulgado, porém, qual motorização equipa a edição limitada.