O novo Defender 130, já testado por QUATRO RODAS, não esconde sua vocação majoritariamente urbana. Porém, a JLR anunciou para o segundo semestre deste ano a chegada ao Brasil da série limitada Outbound, cuja proposta é mostrar que o jipão segue com capacidades off-road de um legítimo Defender. O preço ainda não foi divulgado.
A principal diferença do 130 Outbound para a configuração convencional está na capacidade de passageiros: a terceira fileira de bancos, com três lugares extras, é retirada, mantendo assim a lotação máxima de cinco ocupantes, como no Defender 110.
A retirada da última fileira representa não apenas uma redução de peso (não especificada pela marca), mas também maior espaço para bagagens. O porta-malas passa a ter 1.329 litros com a segunda fileira em uso e 2.516 litros com a segunda fileira rebatida, sempre com assoalho plano. Segundo a marca, o espaço extra permite acomodar “tudo o que os aventureiros necessitam”.
Por fora, ele adota acabamentos escurecidos em grades e demais detalhes, e um painel na cor do veículo (que pode ser branco, preto ou cinza) onde seriam as janelas dedicadas à última fileira. As rodas podem ser de 20 polegadas com pneus focados em off-road, sem dimensões divulgadas, ou de 22 polegadas, com pneus de perfil mais baixo, como na versão D300 X.
A mecânica é a mesma da versão “urbana”, com um motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha a diesel, auxiliado por um sistema elétrico de 48V, classificado como híbrido-leve. São 300 cv de potência e 66,3 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas.
Sempre com tração integral, com diversos modos que permitem melhor adaptação ao terreno enfrentado, o Defender 130 Outbound também herda a suspensão pneumática eletrônica, que permite 430 mm de articulação e até 900 mm de deslocamento. A capacidade de reboque é de até 3 toneladas, com freio.