Clique e assine por apenas 8,90/mês

De VW Gol rebaixado a viaturas da PM, os carros brasileiros no GTA

Conheça os modeladores que desenvolvem carros virtuais para o game inspirados em modelos reais vistos nas ruas de nosso país

Por Gabriel Aguiar - Atualizado em 20 Maio 2019, 14h59 - Publicado em 20 Maio 2019, 07h00
Motors Garage/Internet

Se você pudesse ter qualquer carro, qual escolheria? Essa pergunta serve para quem ganhou na loteria e também para modders – modeladores que criam itens 3D para jogos.

No caso da franquia GTA (Grand Theft Auto), não é difícil encontrar na internet diferentes opções para substituir carros nativos, o que também inclui uma série de opções nacionais.

Motors Garage/Internet

Se você preferir, pode escolher modelos bem realistas, igual àqueles que você vê em qualquer concessionária, ou algo inusitado, como carros modificados e viaturas de polícia.

“Para fazer essas mudanças, é só baixar o arquivo do carro e instalar com Openiv. Há tutoriais no YouTube que explicam tudo”, explica Lucas Campos, modder do Motors Garage.

Continua após a publicidade
Motors Garage/Internet

Cada modelagem – ou mod – leva cerca de duas semanas para ser criado, só que pode demorar muito mais. “Meu carro favorito é uma VW Saveiro que fiz em três meses”, conta Campos.

Algumas das criações mais recentes da Motors Garagem são os clássicos VW Fusca e Gol GTi, mas também há modelos atuais, como Chevrolet S10, Fiat Argo e Renault Duster.

Motors Garage/Internet

Apesar do tempo dedicado à atividade, ela não costuma ter remuneração. “Os vídeos que eu gravo e o site geram receita, mas pouca”, diz João Pedro Moscoski, da JP Game.

O estilo dos carros de Moscoski estão bem distantes dos originais de fábrica, mas bem próximo do dia a dia brasileiro, com mobiletes, paredões de som e veículos rebaixados.

Continua após a publicidade
JP Game/Internet

E como surge a inspiração? “É simples. Faço aqueles que eu gosto ou quando alguém me pede um modelo específico”, afirma o modder, que cobra até R$ 30 por encomenda.

De acordo com os modeladores, os programas mais utilizados para criação desses veículos são Blender, Zmodeler2, Zmodeler3, SketchUp, TXD Workshop e RW Analyz Open IV.

JP Game/Internet

“Aprendi a trabalhar com tutoriais da internet e também com muita raça e determinação, já que a maioria das ferramentas só estão disponíveis em inglês”, explica Moscoski.

Além de driblar as questões financeiras de comprar um carro real – que, além da compra, incluiria manutenção, seguro e impostos –, as modelagens garantem a acessibilidade.

Continua após a publicidade
JP Game/Internet

“Eu comecei a criar os mods de carros nacionais por gostar de customização, não ter carro, ser menor de idade e também cadeirante”, diz Gabriel Lima, conhecido como o Dubi.

O modder, que hoje tem 24 anos, explica que todos os projetos 3D precisam de muitas fotos para garantir que a modelagem fique a mais próxima possível do modelo original.

JP Game/Internet

Além de jogar, você ainda pode assistir no YouTube a algumas combinações engraçadas, o que inclui personagens famosos, tipo Neymar, e os Vigadores em situações pitorescas como dançando em um baile Funk.

Algumas dessas obras estão disponíveis no canal do youtuber Johnata Cavalcanti Leite, dono do canal Johnyy Gamer, com 789 mil inscritos e vídeos com 4,5 milhões de visualizações.

Continua após a publicidade
Gabriel Dubi/Internet

“A inspiração veio uns quatro anos, quando pesquisei e descobri que era possível instalar carros brasileiros e motos no GTA. E, com isso, resolvi começar a gravar”, conta Leite.

Gostou da ideia de dirigir seu próprio Chevrolet Spin caracterizado para a Polícia Miliar (ou até algum supercarro) sem gastar nada? Basta ter paciência – e agradecer os modders.

Publicidade