PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Correio Técnico: por que a rotação máxima dos motores varia?

Entenda porque o número de rotações por minuto é diferente para carros de passeio, motos e até para os carros de Fórmula 1

Por Leonardo Barboza
6 ago 2020, 07h00
audi-rs6-avant-2
(Divulgação/Audi)

Por que a rotação máxima dos motores varia: 6 mil rpm, nos carros; 9 mil rpm, nas motos; e 16 mil rpm, nos F1? – Por Pedro Paulo, de Rinópolis (SP)

Tudo depende das características do projeto e o que se pretende principalmente em relação aos custos. Quem explica é o engenheiro Erwin Franieck, da SAE Brasil:

“Todos os movimentos rotativos com transmissão de torque e ação de forças sofrem esforços alternados em suas estruturas internas, além de todas as variações dimensionais que promovem atrito, assim como de desbalanceamento, que crescem de forma quadrática em relação à rotação do motor”, diz.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

E “ainda resta o tempo mínimo necessário para enchimento do motor com ar e combustível no ciclo de admissão, que diminui quanto maior a rotação”, acrescenta.

Continua após a publicidade

“Assim, para motores menores, com menores massas e cilindradas, é possível se obter custos de fabricação aceitáveis para rotações de até 9.000 rpm, ao passo que em motores automotivos essa rotação está em torno dos seus 6 a 7,5 mil rpm”, conclui.

No caso da Fórmula 1, trabalha-se para tirar a máxima potência com cilindrada limitada. Os custos não são restritivos e isso favorece a otimização do motor para melhor enchimento em máxima rotação. Além disso, há o uso dos melhores materiais para suportar as cargas dinâmicas.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 735

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.