Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Corolla, Civic, Jetta e mais: as diferenças de motor, dimensões e consumo

Comparamos em detalhes os principais sedãs médios a venda no Brasil. Lista ainda tem Cruze, Sentra, Cerato e C4 Lounge

Por Daniel Telles
3 jun 2020, 18h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jetta é o mais potente entre os concorrente, mas motor híbrido do Corolla é disparado o mais econômico (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Cada vez mais refinados e tecnológicos, os sedãs médios já oferecem desde motor turbo de até 230 cv (caso do VW Jetta GLi), até híbrido que chega a render 20 km/l (Toyota Corolla).

    Publicidade

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    Publicidade

    O segmento claramente está acompanhando as tendências do mercado e por isso continua bem cotado entre os motoristas brasileiros.

    Versão a combustão (vermelha) convive com a híbrida desde o segundo semestre do ano passado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    QUATRO RODAS decidiu, então, destrinchar as dimensões, motorizações e médias de consumo dos principais representantes da categoria à venda no Brasil.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Kia Cerato e Honda Civic praticamente empatam no quesito porta-malas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Apesar de ter o motor mais potente, o VW Jetta é o carro com menor entre-eixos do segmento: 268 cm, contra 271 cm do C4 Lounge e 270 cm dos demais rivais.

    No quesito porta-malas, a vitória é do Kia Cerato, que armazena 520 litros, apenas 1 litro a mais que o Honda Civic. O destaque negativo é o Chevrolet Cruze, que tem o menor porta-malas da categoria: 440 l.

    Publicidade
    Citroën C4 Lounge sobrevive hoje apenas na versão Shine com motor 1.6 THP (Divulgação/Citroën)

    Entre os menos beberrões, além do Corolla híbrido, destaque para o Honda Civic 2.0 no trecho urbano, com 12,4 km/l, e para Chevrolet Cruze e VW Jetta no percurso rodoviário, com 16,5 km/l e 16,7 km/l respectivamente.

    Continua após a publicidade
    Motor 2.0 naturalmente aspirado passará por atualização para chegar mais potente na próxima geração (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Prestes a mudar de geração, o Nissan Sentra oferece um consumo apenas razoável na cidade (10,4 km/l) e é o menos potente entre os rivais a combustão, com 140 cv.

    Publicidade

    Confira na tabela o comparativo completo entre Chevrolet Cruze, Citroën C4 Lounge, Honda Civic, Kia Cerato, Nissan Sentra, Toyota Corolla e Volkswagen Jetta.

    Modelo

    Motorização

    Câmbio

    Potência e torque (etanol/gasolina)

    Dimensões (comprimento, largura e altura)

    Entre-eixos

    Porta-malas

    Tanque de gasolina

    Consumo (gasolina)

    Chevrolet Cruze

    1.4 turbo flex

    Automático com modo manual de 6 marchas

    153/150 cv e 24,5/24 mkgf

    466,5 x 180,7 x 148,4 cm

    270 cm

    440 l

    52 l

    Urbano: 11,5 km/l

    Rodoviário: 16,5 km/l

    Citroën C4 Lounge

    1.6 THP

    Automático com modo manual de 6 marchas

    173/166 cv e 24,4 mkgf

    462,1 x 178,9 x 150,5 cm

    271 cm

    450 l

    60 l

    Urbano: 10,7 km/l

    Rodoviário: 14,2 km/l

    Honda Civic

    2.0 flex e 1.5 touring a gasolina

    CVT

    2.0: 155/150 cv e 19,4 mkgf

    1.5 turbo: 176 cv e 22,3 mkgf

    464,1 x 179,1 x 143.3

    270 cm

    519 l

    56 l

    2.0: Urbano: 12,4 km/l

    Rodoviário: 15,9 km/l

    1.5:Urbano: 11,8 km/l

    Rodoviário: 14,6 km/l

    Kia Cerato

    2.0 flex

    Automático de 6 marchas

    167,157 cv e 20,6/19,2 mkgf

    464 x 180 x 144 cm

    270 cm

    520 l

    50 l

    Urbano: 10 km/l

    Rodoviário: 16,3 km/l

    Nissan Sentra

    2.0 flex

    CVT

    140 cv e 20 mkgf

    463,6 x 176,1 x 150,4 cm

    270 cm

    503 l

    52 l

    Urbano: 10,4 km/l

    Rodoviário: 14,5 km/l

    Toyota Corolla

    2.0 flex e 1.8 híbrido

    CVT com modo manual

    2.0: 177/169 cv e 20,7 mkgf

    1.8 híbrido: 101 cv e 14,5 mkgf

    463 x 178 x 145,5 cm

    270 cm

    470 l

    50 l

    2.0:

    Urbano: 11,9 km/l

    Rodoviário: 15,5 km/l

    1.8 híbrido:

    Urbano (bat. cheia): 20 km/l

    Rodoviário: 18,4 km/l

    VW Jetta

    1.4 TSI flex e 2.0 TSI gasolina

    CVT e DSG de 6 marchas

    1.4 turbo: 150 cv e 25,5 mkgf

    2.0 turbo: 230 cv e 35,7 mkgf

    470,9 x 179,9 x 147,8 cm

    268 cm

    510 l

    50 l

    1.4 TSI:

    Urbano: 12,2 km/l

    Rodoviário: 16,7 km/l

    2.0 TSI:

    Urbano: 10,6 km/l

    Rodoviário: 14,5 km/l

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.