Continental lança pneu que serve para ruas e track days ao mesmo tempo
Sétima geração da linha de pneus da Continental é voltada para carros esportivos e evita a necessidade de novos jogos para as corridas do fim de semana
A Continental está trazendo para o Brasil um de seus pneus com tecnologia mais avançada no segmento dos carros esportivos. O SportContact 7 foi lançado na Europa no ano passado e já vêm de fábrica em modelos da Maserati e Mercedes-Benz , chegando por aqui com a promessa de boa performance nas ruas e nas pistas.
Os pneus são feitos da borracha Black Chilli 3, uma evolução do composto patenteado pela Continental e já usado em outros produtos. A empresa destaca que o material foi adaptado ao SportContact 7 para beneficiar a aderência, vida útil e segurança nas frenagens, tanto em pista seca quanto molhada.
Mas além do composto, a Continental também afirma que outros aspectos do produto são essenciais para as melhorias em relação à sexta geração. Por exemplo, o design da banda de rodagem ajuda o SportContact 7 a se adaptar às diferentes condições do asfalto.
No asfalto seco, a pegada do pneu desloca-se para o ombro exterior, o que beneficia a estabilidade mesmo em altas velocidades. Já no molhado, a pegada do pneu termina no ponto de maior remoção de água, melhorando a aderência nas curvas, acelerações ou frenagens, como explicou a marca. Os testes oficiais corroboram o marketing da companhia e, em pista molhada, o SportContact 7 recebeu nota A de frenagem no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.
“Durante o processo de desenvolvimento, nossos engenheiros valorizaram a melhoria de todos os critérios de desempenho a fim de combinar o máximo prazer de condução com a máxima segurança e conseguiram ampliar em 10% a sua quilometragem, reduzir as distâncias de frenagem em 8% em piso molhado e em 6% no seco em comparação ao seu antecessor”, complementa Celso Pereira, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental Pneus.
A ideia é que ele seja usado nas ruas e nas pistas, fazendo com que o proprietário não precise gastar com um jogo de pneus slick para se divertir com seu esportivo nos track days. Essa versatilidade é vista no próprio material, que é rígido em temperaturas mais baixas para suportar os buracos das vias, mas que se torna maleável conforme esquenta, justamente para os dias de lazer na pista.
O SportContact 7 está disponível em mais de 35 medidas para rodas de aro 18 ao 23, sendo possível que tamanhos maiores sejam introduzidos no futuro. Fabricados na Europa, os pneus são destinados para carros do segmento premium e podem suportar velocidades acima dos 300 km/h.
“Entre 2017 e 2021, o licenciamento de veículos premium, que saem de fábrica equipados com pneus dos aros 18 ao 23 e perfil mais baixo, cresceu 160%. Esse cenário promissor nos motivou a trazer para o país o SportContact 7, um pneu que entrega o que de melhor a nossa tecnologia alemã tem a oferecer em termos de segurança, desempenho e esportividade”, explica Celso Pereira.
Os preços variam de acordo com o estado e a média está em torno dos R$ 2.000. Em São Paulo, o preço estimado para o menor medida disponível (245/15 ZR18) é de R$ 1.779,90. O SportContact 7 não chega para substituir as gerações anteriores, mas sim, para complementar a oferta junto com a sexta e a quinta geração que também estão à venda no Brasil.