PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como é o projeto de Lei que prevê redução de pontos na CNH após seis meses

Novo PL projeta redução de pontos na CNH após seis meses sem cometer nenhuma infração; entenda e veja em que pé está a tramitação

Por Lucas Parente
Atualizado em 10 out 2024, 09h52 - Publicado em 10 out 2024, 08h17
geral
 (Acervo/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Está em tramitação na Câmara dos Deputados um novo Projeto de Lei que prevê a redução de 1/3 dos pontos na CNH do motorista que não cometer nenhuma infração após seis meses.

De autoria do deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), o PL 3412/23 pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro e a forma de acumulação de pontuação usada desde 1997, pela Lei n° 9.503.

“Pretendemos premiar os condutores que tentam conduzir de forma mais cuidadosa, já que a redução de pontos só beneficiará quem não cometer novas infrações”, diz o autor, deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP).

Trânsito SP(1)

Atualmente há três formas de se perder a carteira de motorista com infrações: 40 pontos em um ano sem infrações gravíssimas; 30 pontos com apenas uma infração gravíssima; e 20 pontos com duas ou mais infrações gravíssimas;

Continua após a publicidade

A alteração para 40 pontos também é recente, que, aliás, também é de autoria do deputado Antonio Carlos. Anteriormente, ao acumular 20 pontos, o motorista já estava suspenso de dirigir independente da infração.

Pontos CNH
(Agência Câmara/Detran-SP)
Continua após a publicidade

Vale lembrar que cada tipo de infração possui um peso por ponto na CNH do motorista.

  • Leves: 3 pontos
  • Médias: 4 pontos
  • Graves: 5 pontos
  • Gravíssimas: 7 pontos
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A nova proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para poder virar lei, projeto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Há um grande risco neste novo texto. Quando você “premia” um mau condutor com a diminuição dos pontos por infração, você pode dar a carta verde para ele seguir dirigindo de forma incorreta. Mas pode também bonificar aquele tipo de motorista que está sempre correto no trânsito e cometeu uma infração por descuido. São casos e casos, mas devem ser analisados antes de qualquer andamento do projeto.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.