O concreto tradicional usado para pavimentação precisa ser permeável o suficiente para permitir que somente 300 milímetros de água por hora cheguem ao nível do solo. Isso faz com que o asfalto possa passar, com segurança, por uma grande tempestade a cada 100 anos sem maiores problemas. Com o concreto Topmix Permeable, no entanto, a regra não se aplica de forma tão rigorosa assim.
Isso porque o material, desenvolvido pela Tarmac, uma empresa do ramo de construções do Reino Unido, é capaz de absorver 36 mil milímetros de água em uma hora – que correspondem a pouco mais de 3.330 litros por minuto. O Topmix foi criado para redirecionar a água da chuva durante tempestades e usá-la para outros fins, economizando, assim, reservas de água potável existentes.
Um dos maiores problemas dos asfaltos permeáveis é a sua manutenção. Como a água atravessa o concreto, pode se misturar com a terra presente embaixo do pavimento e endurecer o interior de suas lacunas, reduzindo sua permeabilidade. Mas a Tarmac garante: com a técnica utilizada para produzir o Topmix, o concreto poroso é constantemente misturado, o que o mantém permeável ao longo de toda sua vida útil.
Em vez de concreto à base de areia, a empresa britânica utiliza um material chamado “no-fines concrete”, composto por pequenos pedaços de granito esmagados. A mistura é extremamente seca e, por causa dos espaços (minúsculos, mas suficientemente eficazes) entre as partículas, permite a passagem da água sem que ela se acumule na composição.
De acordo com a Tarmac, o Topmix é adequado a todos os climas, exceto aqueles em que o frio intenso predomina. Durante os testes, o asfalto se saiu melhor em trechos urbanos onde a velocidade máxima era de aproximadamente 48 km/h e o tráfego de veículos era de moderado a leve.
O material está à venda, por enquanto, somente no Reino Unido. Embora o custo de se substituir o pavimento utilizado atualmente pelo Topmix seja bastante elevado, o novo produto se mostraria mais econômico no futuro (principalmente aos países mais propensos a inundações), por ter manutenção mais barata do que a do asfalto tradicional.
Confira o funcionamento do Topmix Permeable no vídeo abaixo:
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