Concreto capaz de absorver mais de 3 mil litros de água é criado no Reino Unido

Material pode ser alternativa em países propensos a grandes inundações

geral geral

geral (/)

O concreto tradicional usado para pavimentação precisa ser permeável o suficiente para permitir que somente 300 milímetros de água por hora cheguem ao nível do solo. Isso faz com que o asfalto possa passar, com segurança, por uma grande tempestade a cada 100 anos sem maiores problemas. Com o concreto Topmix Permeable, no entanto, a regra não se aplica de forma tão rigorosa assim.

Isso porque o material, desenvolvido pela Tarmac, uma empresa do ramo de construções do Reino Unido, é capaz de absorver 36 mil milímetros de água em uma hora – que correspondem a pouco mais de 3.330 litros por minuto. O Topmix foi criado para redirecionar a água da chuva durante tempestades e usá-la para outros fins, economizando, assim, reservas de água potável existentes.

Um dos maiores problemas dos asfaltos permeáveis é a sua manutenção. Como a água atravessa o concreto, pode se misturar com a terra presente embaixo do pavimento e endurecer o interior de suas lacunas, reduzindo sua permeabilidade. Mas a Tarmac garante: com a técnica utilizada para produzir o Topmix, o concreto poroso é constantemente misturado, o que o mantém permeável ao longo de toda sua vida útil.

Em vez de concreto à base de areia, a empresa britânica utiliza um material chamado “no-fines concrete”, composto por pequenos pedaços de granito esmagados. A mistura é extremamente seca e, por causa dos espaços (minúsculos, mas suficientemente eficazes) entre as partículas, permite a passagem da água sem que ela se acumule na composição.

De acordo com a Tarmac, o Topmix é adequado a todos os climas, exceto aqueles em que o frio intenso predomina. Durante os testes, o asfalto se saiu melhor em trechos urbanos onde a velocidade máxima era de aproximadamente 48 km/h e o tráfego de veículos era de moderado a leve.

O material está à venda, por enquanto, somente no Reino Unido. Embora o custo de se substituir o pavimento utilizado atualmente pelo Topmix seja bastante elevado, o novo produto se mostraria mais econômico no futuro (principalmente aos países mais propensos a inundações), por ter manutenção mais barata do que a do asfalto tradicional.

Confira o funcionamento do Topmix Permeable no vídeo abaixo:

VEJA MAIS– As melhores e as piores estradas do Brasil– Calor derrete asfalto na Índia– Pedradas, buracos? Veja como ser indenizado

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s