Se você leu a Carta ao Leitor da última edição, já sabe quem é o nosso piloto de teste Eduardo Campilongo. Mas lá não dizia que ele é o maior fã de picapes e SUVs raiz que já conheci.
Por isso, assim que Pajero Sport e SW4 chegaram à nossa garagem, soube que precisaria responder a uma pergunta: qual deles meu colega levaria para casa.
O modelo da Mitsubishi só desembarcou agora no Brasil, após namorar nosso mercado por algum tempo. Lá fora, está à venda há pelo menos quatro anos.
Por enquanto, o SUV é importado da Tailândia em versão única, HPE, a R$ 265.990, e não há previsão para ser feito aqui.
Já o SW4 vem da Argentina e custa a partir de R$ 169.190 com motor flex. Mas, nesta briga, a melhor escolha é a edição topo de linha, SRX Diamond, de R$ 270.374.
E você pode até pensar que esses dois são praticamente iguais – afinal, ambos têm base de picape e levam até sete pessoas. Mas, se fosse apenas pelo acabamento interno, o Toyota já teria garantido a preferência da clientela (e minha também).
Ele tem mais revestimento acolchoado no painel, bancos dianteiros com ventilação, sistema de som JBL com dez alto-falantes, além da inusitada – e até exagerada – combinação de materiais na cabine.
Por outro lado, o novato tem mais espaço interno (com 2,80 m na distância de entre-eixos, ele tem 5,5 cm a mais que o concorrente) e algumas soluções interessantes, como os bancos da terceira fileira embutidos no assoalho do porta-malas e uma tomada de 110 V no padrão doméstico brasileiro.
E, lá no fundão, eu com meu 1,78 m, consegui viajar com certo conforto e até com tomada 12 V. Quando me sentei nos últimos bancos do SW4, além de ficar corcunda, quase atravessei o encosto à minha frente com os joelhos.
Pelos nossos testes na pista, o motorista também deverá ficar mais feliz no Pajero Sport, que precisou de apenas 12,1 segundos para chegar aos 100 km/h, contra 14 segundos do rival.
Com motor 2.8 turbodiesel de 177 cv de potência e 45,9 mkgf de torque, o Toyota deu o troco nas médias de consumo: foram 9,8 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada – por sua vez, o estreante, que tem motor 2.4 turbodiesel com 190 cv de potência e 43,9 mkgf de torque, percorreu 9 km/l e 11,5 km/l, respectivamente.
Se você ainda não se convenceu pelos números, eu posso garantir: o Mitsubishi é bem melhor de dirigir. Claro que, usando meu colega Eduardo como exemplo, ninguém que se propõe a ter um utilitário desses espera comportamento de carro de passeio.
Só que, além de bancos mais confortáveis, o estreante tem direção mais precisa e suspensão mais firme. Com isso, não há aquela sensação de carroceria flutuando na estrada ou a velocidades mais elevadas.
É claro que, se você já está acostumado às picapes médias tradicionais, não será nenhuma surpresa dirigir o SW4 – que se comporta praticamente igual à Hilux.
Só que também há uma boa dose de racionalidade no modelo tailandês, que traz controle de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, aviso de mudança involuntária de faixa e sistema de frenagem automática de emergência.
Além disso, só ele oferece ar-condicionado bizona, seletor de modos de condução de acordo com o terreno e teto solar na lista de equipamentos.
Para alguém fissurado em utilitários raiz, como é o caso do nosso piloto de testes, nenhuma dessas firulas seria suficiente para convencer a compra, né? Por incrível que pareça, o Pajero Sport também tem mais aptidão fora de estrada.
Além das opções 4×4, 4×4 com marcha reduzida e bloqueio do diferencial traseiro (também disponíveis no SUV argentino), só o Pajero tem diferencial central, o que permite andar o tempo todo, até no asfalto, com tração integral.
E eu nem falei de uma característica difícil de mensurar, que não está nas fichas técnicas, e só pude perceber depois de algum tempo.
Se fora do nosso mercado a Mitsubishi é apenas mais um fabricante japonês, aqui, o grupo HPE (representante oficial da marca) criou uma série de ralis, eventos e cursos exclusivos para proprietários.
Como resultado, eles criaram uma sensação de pertencimento comparável à dos grupos de motociclistas donos de Harley-Davidson.
Não posso desconsiderar toda a história da SW4 – que, na verdade, é uma derivação da Hilux, um modelo que tem fama de robusto e indestrutível. Porém, o nome Pajero também tem muita força no imaginário do brasileiro.
Isso porque, no início dos anos 1990, quando foram abertas as importações de veículos, o modelo se tornou uma das principais referências do então recém-surgido segmento de SUVs de luxo no nosso mercado ao lado de ícones como Jeep Grand Cherokee e Nissan Pathfinder.
A esta altura do texto você já percebeu que, para mim – e provavelmente para meu colega Eduardo Campilongo –, o utilitário da Mitsubishi seria a melhor escolha do comparativo.
Além de mais barato, o modelo tem mais equipamentos e uma série de recursos de segurança avançados. Mas, é claro, você também precisa considerar qual é sua real necessidade de sete lugares (e dos recursos para fora de estrada).
Hoje, na mesma faixa de preço, dá para comprar o Volvo XC60 e o Land Rover Discovery Sport, ambos com motores diesel, mas para cinco pessoas. Você prefere luxo ou brutalidade?
Veredicto
Mais confortável, equipado e seguro, o Pajero Sport também tem mais espaço e recursos para condução fora de estrada. E é mais barato!
Mitsubishi Pajero Sport
Teste
Aceleração
0 a 100 km/h: 12 s
0 a 1.000 m:
33,6 s – 154 km/h
Velocidade máxima
180 km/h*
Retomada
D 40 a 80 km/h: 5,3 s
D 60 a 100 km/h: 6,8 s
D 80 a 120 km/h: 9,2 s
Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 16,2/28,3/65,1 m
Consumo
Urbano: 9 km/l
Rodoviário: 11,5 km/l
* Dado de fábrica
Ficha técnica
Preço: R$ 265.990
Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, 16V, turbo, injeção direta, 2.442 cm3; 86 x 105,1 mm, 15,5:1,5, 190 cv a 3.500 rpm, 43,9 mkgf a 2.500 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, 4×4
Suspensão: duplo A (diant.) e eixo rígido (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e disco sólido (tras.)
Direção: hidráulica
Rodas e pneus: liga leve, 265/60 R18
Dimensões: comprimento, 478,5 cm; largura, 181,5 cm; altura, 180,5 cm; entre-eixos, 280 cm; altura livre do solo, 23, 6 cm; peso, 2.095 kg; tanque, 68 l; porta-malas, 971 l (com cinco lugares)
Toyota SW4
Teste
Aceleração
0 a 100 km/h: 14 s
0 a 1.000 m:
34,6 s – 146,6 km/h
Velocidade máxima
n/d
Retomada
D 40 a 80 km/h: 5,7 s
D 60 a 100 km/h: 7,5 s
D 80 a 120 km/h: 9,8 s
Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 15,2/26,7/63,7 m
Consumo
Urbano: 9,8 km/l
Rodoviário: 12,1 km/l
Ficha técnica
Preço: R$ 270.374
Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, 16V, turbo, injeção direta, 2.755 cm3; 92 x 103,6 mm, 15,6:2, 177 cv a 3.400 rpm, 45,9 mkgf a 1.600 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, 4×4
Suspensão: duplo A (diant.) e eixo rígido (tras.)
Freios: disco ventilado
Direção: hidráulica
Rodas e pneus: liga leve, 265/60 R18
Dimensões: comprimento, 479,5 cm; largura, 185,5 cm; altura, 183,5 cm; entre-eixos, 274,5 cm; altura livre do solo: 27,9 cm; peso, 2.130 kg; tanque, 80 l; porta-malas, n/d