O novo Nissan Ariya é o mais novo carro elétrico da fabricante japonesa. Embora seu preço seja elevado e sua produção restrita, pelo menos ao longo de 2023, ele participará de uma expedição de 27.000 km do Polo Norte ao Polo Sul. Mas não fará isso em sua configuração original, claro.
O carro elétrico foi amplamente modificado para encarar situações extremas de neve e terra, frio e calor. Elas começam pelos pneus BF Goodrich de 39 polegadas, necessário para evitar que afunde na neve. Sua instalação obrigou que parte da carroceria fosse cortada e fossem colocados alargadores nas caixas de roda. A suspensão foi totalmente modificada para lidar com o conjunto diferente e para ter curso maior.
O trem de força elétrico, porém, está mantido. Esta versão tem dois motores elétricos, que garantem a tração integral e-4FORCE. Eles somam 394 cv e 61,2 kgfm. A bateria tem 87 kWh de capacidade, o que originalmente renderia até 610 km. Mas o peso extra das modificações, dos equipamentos e até mesmo a temperatura abaixo de 0°C ajudam a reduzir a autonomia.
Para evitar falta de energia no meio do nada, o crossover carrega uma unidade de energia renovável rebocável que tem uma turbina eólica e painéis solares para carregar a bateria do carro. Além disso, para captação de imagens, um drone pode ser lançado do teto do veículo. E para manter o conforto e energia dos aventureiros, uma máquina de café expresso foi instalada dentro do veículo.
Quem planejou e conduzirá o trajeto foi o casal britânico Chris e Julie Ramsey. Segundo eles, tem sido uma parte importante de sua vida nos últimos quatro anos. O que os aguarda nessa aventura são diversas montanhas, terrenos de diversas dificuldades, dunas, desertos e neve.
A expedição deve começar em março de 2023.