Como a Toyota está criando novos motores a combustão para conviver com elétricos
Os motores estão sendo projetados para múltiplas plataformas, combinando sustentabilidade, potência e adaptação a diferentes mercados

Diferente da maioria das montadoras do mundo que buscam pela eletrificação das suas frotas, a Toyota decidiu seguir um caminho diferente, reforçando a ideia de que os motores a combustão ainda têm espaço garantido no futuro da mobilidade.
A estratégia evidencia a intenção é evoluir a tecnologia de motores a combustão enquanto se avalia cuidadosamente a adoção dos elétricos, equilibrando inovação tecnológica e viabilidade econômica em diferentes regiões.

A Toyota, em parceria com a Subaru e a Mazda, está desenvolvendo uma nova geração de motores compactos e leves, pensados para equipar uma ampla variedade de veículos, desde híbridos tradicionais até modelos movidos a hidrogênio e elétricos de alcance estendido, conhecidos como EREVs.
O ponto principal desses motores será a flexibilidade, já que estão sendo projetados para se adaptar a diferentes plataformas, o que permite à Toyota ajustar os veículos conforme as necessidades de cada mercado e aplicação, sem depender de um único tipo de tecnologia.
Além da eficiência e versatilidade, a Toyota não abre mão da experiência de condução. Os motores de alto desempenho da próxima geração poderão funcionar com biocombustíveis, combustíveis sintéticos e hidrogênio.

Os motores de quatro cilindros, estarão disponíveis em versões de 1,5 e 2,0 litros, e podem estar entre os mais versáteis do mercado. Eles não apenas alimentariam híbridos convencionais, como também poderiam atuar como geradores em veículos elétricos de alcance estendido, garantindo que o motor elétrico seja o principal responsável pela propulsão enquanto o motor a combustão recarrega as baterias.
As versões turbo do novo motor 2.0, por exemplo, equiparão modelos da divisão esportiva Gazoo Racing, entregando mais de 600 cavalos de potência. Essa abordagem poderá demonstrar que sustentabilidade e emoção ao volante podem coexistir, provando que a busca por um futuro neutro em carbono não significa abrir mão da diversão de dirigir.

Andrea Carlucci, vice-presidente de Estratégia de Produto e Marketing da Toyota Europa, explicou à Automotive News Europe que a empresa pretende consolidar os veículos elétricos a bateria (BEVs) apenas em mercados com demanda real, evitando forçar a tecnologia onde o interesse ainda é baixo.
Ao investir em motores adaptáveis, a Toyota garante alternativas eficientes e emocionantes para diferentes perfis de consumidores, mantendo viva a tradição de condução que tornou a marca reconhecida globalmente. A flexibilidade dos novos propulsores permite à empresa testar tecnologias gradualmente, ajustando ofertas conforme a aceitação do mercado e a evolução da infraestrutura de recarga.

Essa estratégia prova que é possível imaginar o futuro do transporte automotivo de forma equilibrada, unindo inovação, sustentabilidade e prazer ao dirigir. Além de mostrar que os motores a combustão ainda têm espaço, oferecendo soluções adaptáveis e eficientes, capazes de atender diferentes mercados e preservar a experiência clássica de dirigir um carro, mesmo em um cenário cada vez mais voltado à eletrificação.