No final de 2022 a Hyundai mostrou imagens e alguns detalhes do Kona, o seu SUV futurista que chega no fim de 2023. Mas, na ocasião, não revelou nada sobre o conjunto mecânico, o qual divulgou nesta quarta-feira (18).
Como já havíamos adiantado, o modelo híbrido terá o mesmo powertrain do Kia Niro e do Hyundai Ioniq, que está fora de linha no exterior e o novo Kona tende a substituir. Ou seja, o Kona Hybrid tem motor 1.6 aspirado combinado a um único motor elétrico, produzindo 141 cv e 27 kgfm de torque. O câmbio é um DCT, de dupla embreagem, com sete marchas.
Uma versão a só com motor combustão também existirá, mas a marca só revelou as especificações que serão vendidas no mercado coreano. Por lá, o Kona poderá ser equipado com o motor 2.0 litros que rende até 149 cv e 18,2 kgfm de torque combinado com a transmissão variável inteligente da Hyundai (IVT) – uma versão do CVT criada pela empresa.
Há também uma opção turbinada para os clientes que querem um desempenho superior: o conhecido 1.6 T-GDi com 197 cv e 27,02 de torque.
O Hyundai Kona também terá a opção de ser puramente elétrico, porém os dados sobre o motor elétrico, autonomia e bateria só serão divulgados em março, a mesma data em que serão reveladas as informações dos carros que serão vendidos fora da Coréia.
A expectativa é que o motor elétrico seja alimentado por uma bateria de 64,8 kWh e tenha 204 cv, além de uma autonomia de mais de 400 km.
O Kona 2024 é um pouco maior que seu antecessor, medindo 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,58 m de altura. A distância entre-eixos é de bons 2,66 metros.
Na frente, há uma faixa de led que percorre toda a dianteira, o elemento que traz esse “quê” de futurista para o SUV. Os faróis propriamente ditos estão discretamente localizados nas extremidades dos para-choques.
Na versão elétrica essa faixa de led é pixelada e o para-choque é exclusivo com acabamentos na cor da carroceria.
Mais espaçoso e conectado
Por dentro, a Hyundai afirma que a nova geração é mais espaçosa e oferece 7,7 cm a mais de espaço para as pernas e cerca de 1 cm adicional de espaço para a cabeça – tudo isso graça a um entre-eixos 6 cm maior e aos bancos dianteiros mais finos.
A capacidade de volume dos porta-objetos também teve um incremento pois o seletor de marchas é uma alavanca conectada a coluna de direção, liberando espaço para compartimentos extras no console central.
Falando em espaço, com os bancos traseiros rebatidos, há até 722 litros de espaço no porta-malas, mas ainda não sabemos o volume com os bancos montados.
Em termos de tecnologia, o cockpit digital é composto por telas curvas duplas de 12,3 polegadas e a multimídia é compatível com atualizações remotas “over the air”. Há também iluminação ambiente, carregamento sem fio, e muitas tecnologias semi autônomas, incluindo o piloto automático adaptativo.