Clone russo do Rolls-Royce Phantom tem motor Porsche de 859 cv
Baseado na limusine do presidente russo Vladmir Putin, o sedã de luxo promete ser até 20% mais barato que o rival inglês
Não é só da China que saem os clones do mundo automotivo: o presidente russo Vladmir Putin tem sua própria versão do Rolls-Royce Phantom. E agora há uma versão feita para civis.
Apesar do emblema da marca Aurus, o sedã luxuoso Senat é fabricado pelo Instituto de Motor Automotivo e Centro Cientifico de Pesquisas Automotivas, um órgão estatal da Rússia.
Com 5,63 metros de comprimento e 3,30 metros de entre-eixos, a novidade é até um pouco menor que sua fonte de inspiração britânica (que tem 5,76 metros e 3,55 metros, respectivamente).
Também há uma versão alongada, com 6,63 metros de comprimento e 4,30 metros de entre-eixos – uma vantagem de 53 centímetros em relação ao Phantom com entre-eixos maior.
O modelo tem uma opção híbrida com motor elétrico e outro V8 4.4 biturbo a gasolina fornecido pela Porsche, além do câmbio automático de nove marchas. Juntos, somam 598 cv e levam o Senat aos 100 km/h em menos de 6 segundos.
Ainda há uma configuração equipada com motor V12 6.6 turbo, desenvolvido pela Porsche com exclusividade, que gera 859 cv e tem uma vantagem em relação ao Rolls-Royce: sistema de tração integral, indisponível no sedã do Reino Unido.
Não bastassem os revestimentos de couro, madeira e alumínio na cabine, o novo modelo da Aurus tem bancos traseiros reclináveis, mesas rebatíveis, refrigerador e taças de cristal.
De acordo com o fabricante, o sedã chegará às ruas da Rússia no início de 2019 com preços até 20% abaixo dos modelos equivalentes das tradicionais Bentley e Rolls-Royce. Vale a troca?