Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot já vendem peças usadas até 40% mais baratas

Peças são desmontadas, limpas e reparadas antes da venda; estreia é com itens relativos a alternador, direção, câmbio automático, motor de partida e turbo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 out 2022, 20h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A partir de agora Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot passam a ter, nas concessionárias, uma linha de peças remanofaturadas. A estratégia da Stellantis é oferecer peças de reposição 40% mais baratas ao mesmo tempo que proporciona economia de energia, materiais e evita a emissão de C02.

    Essa linha de peças usadas recebe o selo SUSTAINera, que já contempla aproximadamente 100 componentes relacionados a cinco famílias de peças: alternador, caixa de direção, câmbio automático (inclusive o conversor de torque), motor de partida e turbocompressor. Ainda neste ano passará a contemplar injetores de combustível e bombas de alta pressão.

    Turbocompressor
    Turbocompressor (Divulgação/Stellantis)

    Na Europa e nos Estados Unidos a SUSTAINera já tem linha com mais de 10.000 peças e 40 grupos de componentes. Por lá, peças remanofaturadas já representam 5% do mercado de peças automotivas.

    A tabela abaixo mostra a redução de materiais e CO2 para alguns componentes. O cálculo considera o mercado europeu e tem metodologia aprovada ela companhia independente Sphera.

    Continua após a publicidade

    Peça

    Economia de materiais

    Redução de CO2

    Alternador

    84%

    32%

    Câmbio automático

    80%

    76%

    Turbocompressor

    81%

    40%

    No Brasil, o mercado de peças remanofaturadas é tratado como um mercado em desenvolvimento que movimenta R$ 2 bilhões por ano. Há iniciativas como a Renova Ecopeças, da Porto Seguro, e a Renov, da Mercedes Caminhões.

    Conversor de torque (para câmbio aut.)
    Conversor de torque (Divulgação/Stellantis)

    “Conseguimos ampliar a vida útil dos componentes, diminuindo o impacto ambiental e evitando que sejam descartados de forma incorreta ou até mesmo reaproveitados de modo inapropriado no mercado informal, evitando expor o cliente a riscos de danos futuros para seu veículo”, explica Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis para América do Sul.

    Continua após a publicidade

    O que é uma peça remanofaturada?

    Sustainera
    (Divulgação/Stellantis)

    Não se trata de peças usadas comuns, retiradas de um carro e colocadas em outro do mesmo jeito. Antes de serem vendidas essas peças usadas, gastas ou defeituosas são completamente desmontadas, limpas e remanufaturadas de acordo com as especificações originais.

    Sustainera
    (Divulgação/Stellantis)

    A origem dessas peças, ainda em bom estado, são veículos em fim de vida. O trabalho de remanofatura é feito por fornecedores homologados. Se forem instaladas em concessionárias do grupo, as peças remanofaturadas terão garantia de um ano. No balcão, três meses.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.