Citröen C3 e Aircross 2025 indianos ficam mais seguros e equipados que os brasileiros
Modelos indianos agora têm 6 airbags e até ar-condicionado automático e a única vantagem dos carros brasileiros está no motor 1.0 turbo
Cada mercado tem um Citroën C3 e C3 Aircross diferente. Se na Europa eles são mais sofisticados até em termos mecânicos e têm outro painel, a nova linha do modelo indiano deixou os carros brasileiros para trás em termos de segurança.
Na Índia, a linha 2025 dos C3 e C3 Aircross tem novidades que vão além da adição da chave canivete que o hatch nacional ganhou há poucas semanas.
Começando pelo Aircross, o SUV indiano agora será vendido com faróis de led, ar-condicionado automático, seis airbags, saídas de condicionado ar traseira para a segunda fila e um apoio de braço dianteiro maior. O modelo também tem sistema de conectividade via internet, que envia dados do carro para o smartphone do proprietário.
Na prática, ele fica mais equipado que o nosso Aircross, que tem faróis exclusivamente halógenos, quatro airbags, saídas de ar só na frente (e um ventilador de teto na versão de sete lugares) e apoio de braço comum. Ele também fica devendo o ar-condicionado automático.
Já o hatch C3 também ganhou opção de ar-condicionado automático e seis airbags (enquanto carro brasileiro só tem dois airbags). Mas o mais importante é que o modelo indiano agora tem quadro de instrumentos digital de 7’’, assim como o Aircross e o Basalt. No Brasil, usa um simplório quadro de instrumentos, que apesar de ser digital, não tem conta-giros.
Para não ser injusto, recentemente ele ganhou sim algumas melhorias. Entre elas, todas as versões agora têm chave canivete, e a mais básica ganhou desembaçador, lavador e limpador traseiro e rádio com Bluetooth.
Apesar de serem o mesmo carro, a motorização é bem diferente. Na Índia, o C3 está disponível com o motor 1.2 a gasolina aspirado ou turbo. A primeira desenvolve 82 cv, enquanto o turbinado entrega 110 cv. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Já o Aircross indiano tem como opção apenas o motor 1.2 turbo, mas acoplado a um câmbio manual de seis marchas. O carro brasileiro é mais potente, com um 1.0 turbo flex com até 130 cv e câmbio automático CVT.
O Citroën C3 brasileiro acaba de perder o motor 1.6, ficando apenas com o 1.0 de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas. Porém, uma versão de com o mesmo conjunto mecânico do Aircross está no forno e será lançada ainda em agosto.