O Citroën C3 Aircross foi lançado no último mês de novembro apenas em versões com cinco lugares, mas prometendo que as versões de sete lugares chegariam em seguida. Agora, três meses depois, a marca cumpre a promessa. As configurações com dois bancos extras custam a partir de R$ 117.990, já com o título de carro de sete lugares mais barato do país.
Preços do C3 Aircross 7 lugares
- Citroën C3 Aircross 7 Feel – R$ 117.990
- Citroën C3 Aircross 7 Feel Pack – R$ 127.990
- Citroën C3 Aircross 7 Shine – R$ 136.590
São três níveis para as novas versões, que seguem a aparência e os conteúdos de equipamentos das respectivas configurações de cinco lugares – no visual, a única diferenciação fica para o logo com o número “7” na tampa traseira.
Todos os C3 Aircross são equipados com o mesmo motor 1.0 turbo flex de 130 cv e câmbio automático CVT com sete marchas simuladas.
O maior diferencial do C3 Aircross 7 fica para a adição de uma terceira fileira, composta por dois bancos individuais, que pesam 8,4 kg cada um. Eles podem ser rebatidos ou removidos individualmente. Com ambos rebatidos o porta-malas é de 493 litros, mas a capacidade do compartimento quando os assentos estão em posição para uso fica ao redor dos 50 litros.
Ligado a isso está um sistema de ventilação suplementar para os ocupantes da segunda e terceira fileira, de série e exclusivo para as versões de sete lugares. O sistema, porém, não faz parte do ar-condicionado. Na prática, é uma ventilação forçada que capta o ar mais fresco sobre os bancos dianteiros e joga para trás.
Versões e equipamentos do C3 Aircross 7
O C3 Aircross 7 mais barato, Feel, sai por R$ 117.990 para vendas online – contra R$ 109.990 da Feel com cinco lugares na mesma modalidade. Entre os itens de série há central multimídia de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, monitoramento de pressão dos pneus, luzes de condução diurna em leds, seis alto-falantes, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, três portas USB e sistema de ventilação no teto. Esta é a única configuração com quadro de instrumentos reduzido do C3 hatch, sem conta-giros, rodas de 16″ com calotas e dois airbags.
Como opcionais, a versão de entrada oferece o Pack Protection, por R$ 700, que inclui protetor de cárter e protetor de soleira, e o Pack Design, por R$ 1.200, que inclui friso lateral e apliques no para-choque dianteiro.
A versão intermediária, Aircross 7 Feel Pack, sai por R$ 127.990 – contra os R$ 119.990 da Feel Pack com cinco lugares. Ela adiciona ao pacote da anterior: quadro de instrumentos digital de 7″, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve de 16″, airbags laterais, apoio de braço central e retrovisores elétricos.
Os opcionais são os mesmos da versão Feel, além do Pack Comfort, que adiciona faróis de neblina e câmera de ré. Para este, a marca ainda não definiu o preço.
Por fim, a versão topo de linha, Aircross 7 Shine, sai por R$ 136.590 – contra R$ 129.990 da Shine com cinco lugares. Ela adiciona ao pacote da anterior: duas portas USB para a terceira fileira, rodas de liga leve de 17″, faróis de neblina, câmera de ré, bancos e volante com forração que imita couro, piloto automático, grade em preto brilhante e acabamento na tampa do porta-malas em preto brilhante.
Como opcionais há o pacote Protection (R$ 700) e o teto bitom em preto ou branco, por R$ 1.000.
Nova Chevrolet Spin vem aí
Declarada concorrente do C3 Aircross, a Chevrolet Spin estreará nos próximos meses uma significativa atualização visual e tecnológica. Não se trata de uma nova geração, porém: é o mesmo modelo desde a estreia, em 2012, e que seguirá com o motor 1.8 aspirado.
As mudanças da minivan estarão concentradas na dianteira, com faróis de formato irregular e com iluminação em leds, e na traseira, com novas lanternas e estamparias. O interior também mudará e terá um layout todo novo, com central multimídia maior e atualizada, além da estreia de um quadro de instrumentos digital.
Os preços das versões de sete lugares, porém, prometem ficar acima dos cobrados pelo C3 Aircross de mesma capacidade. Atualmente, uma Spin LT de sete lugares parte de R$ 120.890, mais que os R$ 117.990 do concorrente francês. A versão mais cara, Activ7, começa em R$ 139.470. Com as atualizações do modelo, os valores prometem se distanciar ainda mais – exceto se a Chevrolet criar versões mais baratas com dois bancos extras ou uma precificação agressiva.