Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Citroën C3 Aircross estreia por R$ 109.990, mas 7 lugares fica para depois

Novo SUV da Citroën tenta entregar mais espaço pelo menor preço, mas versões de sete lugares ficaram para 2024

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 nov 2023, 17h30 - Publicado em 29 nov 2023, 17h30

Ainda há espaço para um novo SUV compacto no mercado brasileiro? Talvez. O Citroën C3 Aircross parte dos R$ 109.990 e tem proposta diferente: a de entregar mais espaço e mais potência por um preço menor. Mas você vai entender a mágica para um carro com entre-eixos de um Volkswagen Taos custar menos que um Fiat Pulse 1.0 Turbo.

Na dianteira, mudou basicamente o para-choque
Na dianteira, mudou basicamente o para-choque (Divulgação/Citroën)

Versões e preços do C3 Aircross 2024:

Citroën C3 Aircross Feel Turbo 200 AT – R$ 109.990
Citroën C3 Aircross Feel Pack Turbo 200 AT – R$ 119.990
Citroën C3 Aircross Shine Turbo 200 AT – R$ 129.990

A estratégia é como a do Renault Duster no lançamento. Transformaram um carro pequeno e barato em um SUV com dimensões de um segmento superior. São 4,32 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,66 m de altura, com um porta-malas de 493 litros. 

 

Traduzindo isso, o C3 Aircross e é 34 cm mais comprido, tem 11,5 cm a mais no entre-eixos e seu porta-malas é 178 litros maior  que o de um Citroën C3, de quem herda a seção dianteira do chassi, faróis, para-brisa e portas dianteiras. Mas nem sequer aproveita suspensões e eixo, pois as bitolas são cerca de 30 cm mais largas.

Novo Citroën C3 Aircross
(Divulgação/Citroën)

O C3 Aircross também se tornará o único SUV compacto com opção de sete lugares, algo que o Duster nunca ofereceu. Mas isso só vai acontecer quando a opção de sete lugares estiver disponível, o que está previsto para março. A expectativa é que ela encareça cada versão em cerca de R$ 8.000.

Novo Citroën C3 Aircross
(Divulgação/Citroën)

Como é o Citroën C3 Aircross?

A frente tem para-choque inédito, com mais área pintada mas uma grade preta. As rodas são maiores, sempre com 16 ou 17 polegadas, e também ajudam a aumentar o porte do carro.

Continua após a publicidade
Novo Citroën C3 Aircross
Painel do novo Citroën C3 Aircross (Divulgação/Citroën)

Já a traseira disfarça o balanço traseiro maior com janelas espia laterais integradas ao vidro traseiro. As lanternas em forma de C integradas por uma barra preta também têm o propósito de controlar a impressão de tamanho que o carro passa.

Novo Citroën C3 Aircross
(Divulgação/Citroën)

O que se vê na cabine não é um Déjà vu, para usar um termo francês. É, de fato, o mesmo painel do C3 hatch mas com uma faixa central meio dourada e uma nova cor para o layout da central multimídia de 10,25 polegadas (com Android Auto e Apple Carplay sem fio).

Novo Citroën C3 Aircross
(Divulgação/Citroën)

O Aircross Feel, inclusive, tem o mesmo quadro de instrumentos minúsculo do hatch e apenas dois airbags. As coisas melhoram a partir do Feel Pack, que perde o aspecto de carro de locadora ao ter o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, com conta-giros, e airbags frontais e laterais, além do sensor de estacionamento e dos retrovisores elétricos. Mas todas as versões não têm chave canivete.

Novo Citroën C3 Aircross
(Divulgação/Citroën)

Por outro lado, o motor é sempre o mesmo: o 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm, combinado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas, com modo sport, normal e econômico. A Citroën divulga 0 a 100 km/h em 9,7 s com etanol.

Motor 1.0 turbo já usado por Fiat Pulse, Fastback e Strada e Peugeot 208
Motor 1.0 turbo já usado por Fiat Pulse, Fastback e Strada e Peugeot 208 (Divulgação/Citroën)

O consumo urbano fica em 10,6 km/l (gasolina) e 7,4 km/l (etanol), e o rodoviário fica em 12,0 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (etanol) nas medições do padrão Inmetro. 

Continua após a publicidade
Novo Citroën C3 Aircross
(Divulgação/Citroën)

Como são as versões de sete lugares do C3 Aircross?

Com lançamento previsto para acontecer até março de 2024, o C3 Aircross de sete lugares estará disponível nas mesmas versões, mas com alguns adicionais, com duas portas USB na terceira fila (totalizando cinco) e uma ventilação forçada sobre os bancos dianteiros para reforçar o ar na traseira.

Terceira fila do C3 Aircross de sete lugares
Terceira fila do C3 Aircross de sete lugares (Divulgação/Citroën)

Os bancos traseiros são independentes e podem ser removidos do carro. Cada um pesa cerca de 8 kg. Sem eles a capacidade do porta-malas é mantida nos 493 litros, mas com eles armados sobram menos de 50 litros.

Novo Citroën C3 Aircross
(Divulgação/Citroën)

Confira os equipamentos de cada versão do Citroën C3 Aircross:

Citroën C3 Aircross Feel 1.0 Turbo AT – R$ 109.990

Dois airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, central multimídia de 10 polegadas, monitoramento de pressão dos pneus, luzes diurnas de led, ar-condicionado, direção elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch, rodas de 16” com calotas e pneus 205/65, travas elétricas, alarme, bocal do combustível com destravamento elétrico e barras longitudinais no teto.

Citroën C3 Aircross Feel Pack 1.0 Turbo AT – R$ 119.990

Soma quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve de 16” com pneus 205/65, airbags laterais, apoio de braço no banco do motorista e retrovisores elétricos.

Cada versão com sete lugares deve ser cerca de R$ 8.000 mais cara que equivalente com duas fileiras
Cada versão com sete lugares deve ser cerca de R$ 8.000 mais cara que equivalente com duas fileiras (Divulgação/Citroën)

Citroën C3 Aircross Shine Pack 1.0 Turbo AT – R$ 129.990

Soma ao Feel PaCK teto preto ou branco, rodas de liga-leve de 17” e pneus 215/60, faróis de neblina, câmera de ré, bancos e volante com forração de vinil, controlador de velocidade com limitador integrado, skid plate frontal e traseiro, grade do radiador na cor preto brilhante, barra na traseira com acabamento preto brilhante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.