Argentinos quase nunca estão dispostos a comprar carros 1.0. Por isso, o novo Citroën C3 estreia na Argentina com um exclusivo motor 1.2 aspirado de 82 cavalos. Mesmo com um motor mais potente que o 1.0 de 75 cv usado no Brasil, é o novo carro mais barato da Argentina: custa 2.800.000 pesos (quase R$ 96 mil).
A Stellantis chegou a negar que o motor três-cilindros 1.2 PureTech seria usado nos carros fabricados em Porto Real (RJ), ainda que tenha sido flagrado na linha de montagem.
Trata-se de uma versão simplificada do motor 1.2 PureTech que foi usado no passado pelos Citroën C3 e Peugeot 208. Ele gera 82 cv a 5.750 rpm e 11,7 kgfm a 3.750 rpm e está sempre combinado ao câmbio manual de cinco marchas. Como no Brasil, as versões mais caras recebem o motor 1.6 16V EC5 com 115 cv e 15,3 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.
A única mudança do Citroën C3 vendido no Brasil para o destinado à Argentina é mesmo o motor. Seus itens de série são os mesmos: a versão básica nem sequer tem limpador e desembaçador traseiro. Já as versões superiores vem com vidros elétricos nas quatro portas, câmera de ré, central multimídia, entre outros itens.
Um ponto de atenção é a diferença de preço. Pelo equivalente à versão básica na Argentina, compra-se um C3 1.6 automático no Brasil. No país vizinho, a versão mais completa do C3 custa 4.050.000 pesos, quase R$ 139.000.
Enquanto aqui no mercado brasileiro o veículo mais barato é o Fiat Mobi Like, na Argentina ele ocupa o quarto lugar custando 2.966.100 pesos (equivalente a R$ 101.000), seguido do Toyota Etios Aibo que custa 2.933.000 (equivalente a R$ 100.000) e em primeiro lugar está o Citroën C3 PureTech 82 Live, custando 2.800.000 pesos.