Citroën Basalt é lançado na Índia com seis airbags e porta-malas de sedã
No mercado indiano, o Basalt será mais sofisticado, com direito a faróis com projetores e acabamento claro no interior
O Citroën Basalt está com lançamento no Brasil confirmado para os próximos meses, já com produção nacional, em Porto Real (RJ). Antes disso, porém, o modelo fez sua estreia na Índia, adiantando grande parte do que veremos (e o que não veremos) por aqui em breve.
Construído sobre a mesma base de C3 e C3 AirCross, o Basalt é um SUV-cupê de dimensões próximas às de um Fiat Fastback e do “irmão” C3 AirCross. Nas especificações indianas (que não deverão ter grandes alterações para o modelo brasileiro), são 4,35 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.
Ou seja, ele é menor do que os 4,43 metros de comprimento do Fastback, mas com entre-eixos 12 cm maior. O porta-malas é de 470 litros.
Entre as motorizações do modelo vendido na Índia estão um 1.2 aspirado de 81 cv e um 1.2 turbo de 108 cv. Para ambos, o câmbio é manual de cinco marchas como padrão, mas, para a versão mais potente, há opção automática de seis marchas.
Nenhuma dessas opções, porém, chegará ao Brasil. Por aqui, é certo que o Basalt utilizará o já conhecido 1.0 turbo de 130 cv vindo do Fiat Pulse e que equipa o C3 AirCross, sempre com câmbio automático do tipo CVT. Ainda terá configurações de entrada com motor 1.0 aspirado e câmbio manual.
Mais sofisticado
Ao menos na Índia, a proposta do Basalt é ter algum nível extra de sofisticação em relação a C3 e C3 AirCross. A dianteira mostra para-choques exclusivos, com aberturas maiores e elementos mais retilíneos, com grades que mesclam elementos em preto brilhante e cromados. Os faróis mantém o formato, mas têm iluminação principal por projetores – não se sabe se as luzes são em led.
De lado, o SUV-cupê tem elementos plásticos nos para-lamas com acabamento plástico, sem pintura, que busca dar ares off-road. As rodas, com desenhos exclusivos, também variam e têm 17 polegadas na versão mais cara. A traseira é curta e tem caimento suave para remeter a um cupê. As lanternas têm efeito tridimensional, mas não são em leds.
O interior é basicamente o mesmo do C3 AirCross brasileiro, com quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e central multimídia de 10,25 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay) no topo do painel. Uma novidade é o ar-condicionado automático digital de uma zona, com direito a saída de ar traseira entre os bancos dianteiros.
Outra vai para o acabamento, que utiliza tons mais claros, como branco e cinza. Não espere por isso no Brasil, onde isso geraria rejeição.
Citroën Basalt
Quem viajar no banco traseiro do Basalt terá ajustes no assento (em especial para o suporte da coxa) e saídas de ar-condicionado dedicadas. Entre os equipamentos, o Basalt não se diferenciará do C3 AirCross, com os básicos volante com comandos, vidros elétricos e multimídia.
Nas imagens é possível notar que o modelo indiano terá seis airbags, com direito a bolsas de cortina instaladas até na coluna C, logo atrás dos ocupantes traseiros. Porém, ele não terá nenhum tipo de sistema ADAS, como frenagem automática de emergência ou piloto automático adaptativo.