A China encerrou mais um mês na liderança de vendas da indústria automotiva global. Segundo informações da consultoria especializada JATO Dynamics, o país fechou maio com crescimento expressivo de 13,4% frente ao mesmo mês de 2013. Como acontece nos relatórios da JATO, os números chineses incluem apenas os automóveis de passeio, enquanto os outros países somam carros e comerciais leves.
Os Estados Unidos aparecem na vice-liderança com alta de 11,2% em suas vendas, e mais de 1,6 milhão de veículos vendidos apenas em maio. O terceiro lugar ficou com o Japão, que teve queda de 1,2% nas vendas, mas crescimento de 12,8% nas vendas acumuladas de janeiro a maio, em relação ao ano anterior.
O quarto lugar ficou com a Alemanha, com alta de 5,9% nas vendas mensais. O Brasil segue em 5º lugar com declínio de 7,5%, seguido por Índia e Grã-Bretanha, ambos com aumento nas vendas. Na oitava posição aparece a Rússia, seguida por Canadá e França.
Entre as montadoras, a Toyota retomou a liderança em maio, com crescimento de 2,91% em suas vendas frente ao mesmo mês de 2013. A VW aparece logo atrás, com alta de 5,48%, seguido por Ford, Chevrolet e Nissan. A marca japonesa, aliás, teve incremento de 11,65% nas vendas mensais.
Conserto de Bugatti Chiron batido custa milhões e marca se nega a vender peças
Chery revela SUV 3 em 1 que se transforma em picape e motorhome
Novo Nissan Leaf evoluiu e virou SUV contra os carros elétricos chineses
Carros usados econômicos até R$ 30.000 para comprar em 2025
Como um pacato Toyota Corolla Cross quer ser rei das trilhas nos EUA

