Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Chevrolet Tracker recebe cinco estrelas no Latin NCAP, apesar de incêndio

Risco de incêndio após colisão foi divulgado em abril, quando a Chevrolet suspendeu entregas do Tracker e, em seguida, anunciou recall

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 nov 2022, 11h43 - Publicado em 16 nov 2022, 11h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Latin NCAP divulgou nesta quarta-feira, 16, mais uma rodada de testes de segurança que contempla tanto o Chevrolet Tracker, hoje fabricado no Brasil e na Argentina, quanto o Nissan Qashqai, que é fabricado no Reino Unido e vendido em alguns mercados da América Latina. A despeito da origem, ambos os SUVs receberam cinco estrelas.

    Publicidade

    A quarta rodada de resultados de 2022 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe deu nota máxima para o Chevrolet Tracker após um bateria de testes com impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, impacto traseiro (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) urbana e interurbana, Assistentes à velocidade, Detecção de Ponto Cego (BSD) e Controle Eletrônico de Estabilidade.

    Publicidade
    crash test chevrolet tracker latin ncap 2022
    (Latin NCAP/Divulgação)

    SUV atingiu 91,07% em proteção a adultos, 91,84% para passageiro infantil, 54,14% em proteção de pedestres e 83,18% em assistência à segurança. O SUV tem controle de estabilidade e seis airbags de série em todas as versões, mas também teve o sistema de frenagem autônoma de emergência, presente apenas nas versões mais caras, testado. Mas não é capaz de reconhecer pedestres. 

    De acordo com o órgão independente, os Tracker demonstrou boa proteção adequada a boa para adultos nos impactos frontal e lateral, e a estrutura e a área dos pés foram classificadas como estáveis. O impacto lateral de poste mostrou proteção marginal a boa e a proteção contra chicotada cervical (whiplash) foi boa. Para o ocupante infantil, o modelo mostrou proteção total nos testes dinâmicos e pontuação total na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI, o Isofix).

    Continua após a publicidade
    crash test chevrolet tracker latin ncap 2022
    (Latin NCAP/Divulgação)

    A proteção dos pedestres no Tracker foi aceitável nas áreas de impacto da cabeça e na parte da perna inferior, mas mostrou baixa proteção nas áreas de impacto na parte da perna superior. Isso, de acordo com o Latin NCAP, poderia ser compensado por frenagem de emergência capaz de reconhecer pedestres. 

    Publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Houve uma ressalva, porém: após o teste de impacto lateral de poste, foi observado fogo no lado oposto ao impacto, na área do pré-tensionador do cinto de segurança, e dificuldade para soltar o cinto.

    crash test chevrolet tracker latin ncap 2022
    (Latin NCAP/Divulgação)

    O teste de impacto foi realizado no início desde ano e divulgado apenas agora. Tanto que em meados de abril noticiamos, em primeira mão, a interrupção das entregas do Chevrolet Tracker no Brasil justamente devido a um recall “para a instalação de proteção no isolador acústico do carpete e pré-tensionadores próximo à coluna B”, dizia o comunicado ao qual nossa reportagem teve acesso à época.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Logo em seguida o Latin NCAP divulgou que havia notado esta falha em seu teste de colisão (que só foi publicado agora) e que notificou a fabricante àquela altura. A Chevrolet disse à época que já havia comunicado às autoridades sobre uma investigação iniciada após um caso de campo ocorrido no Brasil, sem vítimas.

    crash test nissan qashqai latin ncap 2022
    (Latin NCAP/Divulgação)

    O fato é que sete meses se passaram desde a interrupção das vendas e um recall foi convocado logo em seguida para os Chevrolet Tracker modelos 2020 a 2022 (Chassis Nº: LB900009 a NB 202060) fabricados entre 25 de outubro de 2019 e 5 de abril de 2022. 

    Publicidade
    crash test nissan qashqai latin ncap 2022
    (Latin NCAP/Divulgação)

    O Nissan Qashqai, um carro muitas vezes cotado mas nunca vendido no Brasil, apresentou nível de segurança muito próximo ao do Tracker. O SUV da Nissan atingiu 93,65% em Ocupante Adulto, 92,02% em Ocupante Infantil, 53,65% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85,93% em Assistência à Segurança. Contudo, a proteção contra chicotada cervical foi marginal, pior que a do Tracker.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.