Chevrolet Tracker 2026 fica mais fraco para não pagar mais IPI
Poucos meses depois de ficar mais potente, motor 1.0 turbo cai de 121 cv para 115 cv

Depois de fazer uma apresentação rápida na semana passada, a General Motors agora revela o Chevrolet Tracker 2026 por completo, confirmando mais algumas informações sobre o SUV compacto reestilizado. Entre os novos detalhes está o fato de que o motor 1.0 turbo teve sua potência reduzida de 121 cv para 115 cv.
Esta redução na potência foi antecipada em primeira mão por QUATRO RODAS e foi aplicada também para o Onix com o motor 1.0 turbo flex. Oficialmente, a GM não explica a razão por trás da diminuição da potência.

Porém, como QUATRO RODAS adiantou, a mudança foi motivada pelas novas regras do governo para o cálculo do IPI. Um dos critérios é a potência do veículo e a faixa entre 98 cv e 115 cv é a que não faz nenhuma variação na alíquota. Se tivesse mantido os 121 cv, entraria na faixa que recebe um acréscimo de 0,75% no imposto – o que acontece com o motor 1.2 turbo de 141 cv.
kW (cv) | Variação de alíquota do IPI (pontos percentuais) |
<= 55 kw (75 cv) | -2,15 |
<= 66 kw (90 cv) | -1,75 |
<= 72 kw (98 cv) | -0,25 |
<= 85 kw (115 cv) | 0,0 |
<= 105 kw (143 cv) | +0,75 |
<= 132 kw (179 cv) | +1,5 |
<= 165 kw (224 cv) | +3,0 |
<= 200 kw (272 cv) | +3,5 |
<= 240 kw (326 cv) | +4,0 |
<= 290 kw (394 cv) | +6,25 |
> 290 kw (394 cv) | +6,50 |
A boa notícia é que o torque foi mantido em 18,9 kgfm, o que ajuda a não perder desempenho. A fabricante declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, 0,9 s a menos do que na linha 2025 antes do motor ganhar injeção direta.
O consumo também melhorou segundo a empresa. Agora o SUV faz 8,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol. Usando gasolina, o rendimento passa para 11,5 km/l e 13,8 km/l, respectivamente. É um ganho pequeno, de 0,3 km/l em todos os quesitos, exceto no rendimento rodoviário com gasolina, que melhorou 0,2 km/l.
Já o motor 1.2 turbo não teve qualquer alteração, ainda gerando 141 cv e 22,9 kgfm de torque. Ambos os motores usam uma transmissão automática de seis marchas.
Além da mudança na potência, a GM prepara uma atualização no sistema de correia banhada a óleo, para aumentar a durabilidade do componente. Isto resolverá uma das grandes reclamações dos proprietários, em casos que os clientes usam um óleo fora das especificações da fabricante.
O uso do lubrificante errado pode fazer com que a correia inche, esfarele ou até desfie, danificando a peça e soltando pedaços dentro dos dutos de óleo.

A suspensão também teve uma modificação. Ainda é independente do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas os engenheiros recalibraram o sistema para reduzir os impactos em baixa velocidade e aumentar o controle quando estiver andando rápido.
Soma-se a isso os novos pneus 215/55 R17. A GM afirma que as medidas são as mesmas, mas o composto foi alterado, desenvolvido para reduzir o consumo, diminui as vibrações e aumentar a aderência.
O Chevrolet Tracker 2026 chega às lojas em cinco versões, com os seguintes preços:
- Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT – R$ 119.900
- Chevrolet Tracker LT 1.0 Turbo AT – R$ 154.090
- Chevrolet Tracker LTZ 1.0 Turbo AT – R$ 164.490
- Chevrolet Tracker Premier 1.2 Turbo AT – R$ 189.590
- Chevrolet Tracker RS 1.2 Turbo AT – R$ 190.590