Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chevrolet Tracker 1.0 turbo vs 1.2 turbo: qual anda mais e bebe menos?

Comparamos as marcas obtidas pelo propulsor 1.0 turbo, já usado pela família Onix, com o até então inédito 1.2 turbo. Qual tem o melhor custo benefício?

Por Daniel Telles
4 ago 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chevrolet Tracker Premier 1.2 2021 (2)
    Versão topo de linha Premier tem desempenho melhor, mas perde no consumo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O novo Chevrolet Tracker encerrou o primeiro semestre deste ano com 11.235 unidades vendidas. É número que pode ser considerado bom, já que o SUV foi lançado em meados de março, às vésperas da epidemia de Covid-19 se alastrar pelo Brasil.

    O modelo chegou com duas opções de motorização: 1.0 turbo de 116 cv, herdado da família Onix e o inédito 1.2 turbo de 132 cv.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    Mas, como nós bem contamos, os dois motores são extremamente parecidos e compartilham grande parte dos seus componentes. Daí vem a questão: qual dos dois rende melhor no SUV compacto?

    Chevrolet Tracker 1.0 turbo vs 1.2 turbo: qual anda mais e bebe menos?
    Tracker 1.0 Turbo em versão para PCD (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Como era de se esperar, o Tracker 1.0 turbo tem números melhores no consumo, mas o 1.2 turbo surpreende por não ficar tão atrás.

    Continua após a publicidade

     

    Enquanto o 1.0 marca 11,7 km/l na cidade e 14,5 km/l no trecho rodoviário, o 1.2 turbo faz 11,3 km/l no trecho urbano e 13,8 km/l no rodoviário.

     

    Entretanto, quando o assunto é desempenho, o motor exclusivo do Tracker se sai melhor: o 1.2 turbo precisa de parcos 10,1 segundos para atingir os 100 km/h. Já a equipada com o propulsor 1.0 turbo demanda 11,8 segundos.

    Chevrolet Tracker 1.0 turbo vs 1.2 turbo: qual anda mais e bebe menos?
    SUV compacto tem faróis estreitos que com elementos internos que prolongam a grade (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O tempo da arrancada até os 100 km/h – 1,7 segundo menor na versão 1.2 – parece indicar um desempenho muito superior para a configuração topo de linha, entretanto, os tempos de retomada quase idênticos mostram que, na verdade, as duas mecânicas entregam desempenho próximo.

    Continua após a publicidade

    A maior vantagem das versões 1.2 está mesmo no pacote de equipamentos.

     

    O propulsor menos potente equipa três versões: a primeira, para o público PcD, sai por R$ 70.000; a segunda, sem nome, é a única com câmbio manual de seis marchas, e custa R$ 87.490, já a mais completa, LT com câmbio automático, tem etiqueta fixada em R$ 95.980.

    Tracker-1.0
    Versão para PcD vem sem guias de led nas lanternas traseiras (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Da mesma forma, o Tracker com o novo motor turbo de 1,2 litros também é dividido em três configurações, todas com câmbio automático: a de entrada, sem nome, sai por R$ 96.390; a intermediária, LTZ, por R$ 106.490 e a topo de linha, Premier, é vendida a R$ 119.490.

    Continua após a publicidade

    Clique aqui para ver os itens de série de cada uma das versões do Chevrolet Tracker. 

    Um levantamento mostrou que em abril, primeiro mês cheio do carro no mercado, as versões mais caras (LTZ e Premier) concentraram 80% das vendas do Tracker.

    Confira na tabela abaixo os dados de desempenho e consumo das versões:

    Chevrolet Tracker 1.0 turbo Chevrolet Tracker 1.2 turbo
     

    Consumo

     

    Urbano: 11,7 km/l

    Rodoviário: 14,5 km/l

     

    Urbano: 11,3 km/l

    Rodoviário: 13,8 km/l

    0 a 100 km/h 11,8 segundos 10,1 segundos
     

    Retomadas

     

    40 a 80 km/h: 4,93 s

    60 a 100 km/h: 5,72 s

    80 a 120 km/h: 6,97 s

     

    40 a 80 km/h: 4,47 s

    60 a 100 km/h: 5,72 s

    80 a 120 km/h: 6,97 s

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Chevrolet Tracker 1.0 turbo vs 1.2 turbo: qual anda mais e bebe menos?
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.