Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Chevrolet Silverado gastará mais gasolina por falta de chips eletrônicos

Picape terá que abrir mão de sistema de desativação de cilindros pelo menos até o lançamento da linha 2022 para não ter produção interrompida

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 mar 2021, 13h49 - Publicado em 17 mar 2021, 13h21
Silverado 1500
(Divulgação/Chevrolet)

A crise no fornecimento de semicondutores é global e atrapalha todas as indústrias dependentes de itens tecnológicos. Na General Motors a falta de semicondutores já forçou a paralisação da produção de todas as versões do Chevrolet Camaro e dos Cadillac CT4 e CT5.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90.

A intenção é focar em SUVs e picapes, mas para manter as Silverado 1500 e GMC Sierra em produção foi necessário tomar uma decisão difícil: deixar que algumas versões passem a gastar mais gasolina

Silverado 1500
(Divulgação/Chevrolet)

A GM confirmou ao jornal Detroit Free Press que produzirá, a partir desta semana, algumas versões da linha 2021 de suas picapes grandes sem o módulo de Gerenciamento Ativo de Combustível/Gerenciamento Dinâmico de Combustível. Essa decisão valerá até a mudança de ano/modelo da picape, o que está previsto para meados do segundo semestre.

Com a ausência do módulo de gerenciamento de combustível as unidades da Chevrolet Silverado 1500 e GMC Sierra equipadas com o motor V8 5.3 EcoTec perdem o sistema de desativação de parte dos cilindros. Com isso, não conseguem alcançar sua eficiência máxima de combustível.

V8 5.3 EcoTec
Detalhes do motor V8 5.3 EcoTec (Divulgação/Chevrolet)

A estimativa é que versões com câmbio automático de seis ou oito marchas terão o consumo médio piorado em 0,4 km/l. O consumo médio homologado para a Silverado 1500 nos EUA é de 8 km/l.

A vantagem dessa estratégia é manter as picapes em produção nas fábricas de Fort Wayne, em Indiana, e em Silao, no México. A GM vem focando sua produção nos EUA em picapes e SUVs, que são seus modelos mais rentáveis. Anteriormente a GM declarou que a falta de componentes eletrônicos poderia reduzir seus ganhos em até 2 bilhões de dólares em 2021 e não espera normalidade na cadeia de suprimentos global antes do segundo semestre do ano.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.