Mesmo com um pouco de atraso, a Chevrolet cumpriu a prometida alteração na linha Cruze, que passa a ter as versões “esportivadas” RS e Midnight. O inesperado é que, a partir de agora, o Cruze RS passa a ser a única versão à venda do hatch, que deixa de lado as LT, LTZ e Premier. No caso do Cruze sedã, a versão Midnight estreia abaixo das LTZ e Premier, que permanecem.
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A Chevrolet ainda não divulgou os preços das novidades, apesar de elas já estarem a caminho das lojas. No entanto, é possível estimar que o Cruze RS chegue por volta dos R$ 170.000, enquanto o Cruze Midnight é previsto a aproximadamente R$ 160.000.
Cruze RS
Não precisa especificar a carroceria: o Cruze RS é, necessariamente, o modelo hatch — e todo Cruze hatch passa a ser RS. O modelo vem com o mesmo motor 1.4 de 153 cv e 24,5 kgfm, e câmbio automático de seis marchas, mas contesta o rótulo de “esportivado” com sutis alterações mecânicas.
Segundo a Chevrolet, suspensão e direção seguem como antes, mas o RS traz uma “nova calibração do conjunto mecânico”, que “aprimora a qualidade de dirigibilidade” do carro.
Um pouco mais notáveis são as mudanças estéticas da carroceria. De acordo com a GM, como a versão que sai de linha do Cruze Sport6 já trazia elementos da linha RS, como os para-choques esportivos, os faróis auxiliares horizontais e a saída de escapamento “inspirada em carros de competição”, bastava alterar o jogo de cores dessas partes.
Desse modo, a dianteira do Cruze RS passa a contar com a régua central em cromo escurecido e a sigla da versão. Os faróis também ganharam máscara negra, assim como a gravata da marca, os retrovisores e o teto, totalmente em preto. Os vidros vêm escurecidos de fábrica.
Por dentro a lógica foi a mesma: não há mudanças significativas, à exceção do uso de cores mais escuras em bancos, painel e revestimento do teto.
Quanto à ideia de vender o Cruze RS como versão única, a Chevrolet explicou que conduziu testes com diversos consumidores de diferentes perfis. Neles, segundo a marca, a preferência pela versão RS teria sido tão absoluta que a marca se sentiu confiante para lançá-lo em voo solo.
Cruze Midnight
Com as novidades da versão RS concentradas justamente em cores mais escuras, não surpreende que o novo Cruze Midnight repita quase toda a estética do hatch. Na dianteira, a receita do Cruze RS foi copiada integralmente, com exceção da sigla de duas letras que deixa de existir e a barra central da grade, agora totalmente preta. O emblema da versão Midnight fica na porta do motorista.
A traseira inclui o visual “dark” no nome do carro, agora pintado de preto, e na gravata da Chevrolet, também no tom escuro. As rodas são as mesmas do hatch, com face diamantada.
Por dentro, a versão Midnight (esta restrita ao sedã), foca em um ambiente igualmente escurecido, com painel, teto e colunas em preto. A porção central do painel, no entanto, é feita com uma peça em tom de cinza brilhante, contrastando com o restante da cabine. O que também não segue o exterior é o volante, com a clássica gravata dourada, deixando a versão em preto apenas para a carroceria.
A maior novidade da versão Midnight para o Cruze, em comparação com os demais modelos que já tiveram a versão, é a oferta de cores da carroceria. Enquanto nos demais Midnight, como Equinox e Onix, a carroceria pode ser apenas preta, no Cruze estão disponíveis também cinza e azul escuro.