Chevrolet Captiva PHEV tem lançamento confirmado para enfrentar BYD e GWM
Assim como a versão elétrica, será um carro chinês da SAIC com o logotipo da marca norte-americana

O plano da General Motors para eletrificar a América Latina é usar a China como sua aliada, aproveitando os carros desenvolvidos pela SAIC, sua parceria no país. Em breve, veremos o Spark EUV e o Captiva EV no Brasil, dois carros elétricos que chegarão ainda este ano – mas não serão os únicos, com o Captiva PHEV a caminho.
A versão híbrida plug-in do Chevrolet Captiva foi confirmada para a região, começando pelo México. Inclusive já ganhou um espaço no site mexicano da fabricante, com algumas imagens e informações sobre equipamentos do SUV.

O Captiva PHEV está diretamente ligado à variante elétrica, pois ambos tem a mesma origem. Na verdade, trata-se do Wuling Starlight S, modelo da submarca criada pela joint venture SAIC-GM-Wuling (SGMW). É uma empresa que se especializou em veículos mais básicos em segmentos bem competitivos. A GM tem aproveitado outros automóveis da SGMW há um tempo, vendidos em outros países da América Latina.
Lançado em 2024 na China, o Starlight S é um SUV médio com 4,74 metros de comprimento e 2,80 m de entre-eixos, o que faz com que seja bem maior do que o Toyota Corolla Cross, o líder do segmento no Brasil e que tem 4,46 m de comprimento e 2,64 m de entre-eixos.
Na versão híbrida plug-in, é equipado com um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, entregando 106 cv. É acompanhado por um propulsor elétrico no eixo dianteiro, fazendo com que a potência combianda seja de 204 cv. Conta com duas opções de bateria na China, uma de 9,5 kWh, suficiente para uma autonomia elétrica de 60 km; ou de 20,5 kWh, elevando o alcance para 130 km sem usar o motor a combustão.

O site mexicano destaca alguns itens como rodas de liga leve de 18”, central multimídia de 15,6”, quadro de instrumentos digital, faróis full-led, porta-malas com abertura elétrica, câmera 360°, seis airbags, piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência.
No caso do México, o lançamento acontecerá ainda no segundo semestre deste ano. Já o Brasil terá que esperar mais um pouco. No momento, a GM irá focar no lançamento da versão elétrica, prevista para as próximas semanas. Como QUATRO RODAS adiantou, a empresa tem planos de vender também o modelo PHEV, como o primeiro carro da empresa com esta tecnologia no país.