Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chefão da Stellantis confirma que o novo 500 terá versão híbrida na Europa

Atual geração do hatch chegou apenas em versão elétrica, mas pela baixa procura, Stellantis irá introduzir uma nova versão híbrida leve à linha

Por João Vitor Ferreira
2 jun 2024, 14h00
fiat 500 ev
Fiat 500e está entre os elétricos mais desvalorizados do mercado de usados (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Quando a atual geração do Fiat 500 estreou, em 2020. ele veio apenas com motorização elétrica, antecipando as leis de emissão que foram ficando mais rigorosas com o tempo. Porém, o que a Fiat não esperava é que a procura por carros elétricos fosse diminuir tanto, a ponto deles precisarem repensar a sua estratégia.

Depois de uma reunião realizadas entre os dirigentes sindicais, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, bateu o martelo e definiu que o 500 terá uma versão híbrida leve em breve. O motivo principal seria a baixa procura por elétricos, ao contrário do que está ocorrendo com híbridos e ICE.

E não precisamos ir muito longe para entender isso. Na Europa, o 500 está disponível tanto na geração atual (apenas EV), quanto na anterior, essa que mantém uma variante híbrida de motorização e que vende mais do que o movido a baterias.

Fiat 500 E
Fiat 500e (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O que falta ser definido é qual trem de força será usado no 500 híbrido da geração atual. Existem duas opções prováveis: a primeira é manter o conjunto híbrido leve da geração passada com o motor 1.0 Firefly de 70 cv. A outra opção é com o motor 1.2 turbo de 100 cv do Jeep Avenger e do Fiat 600, que está cotado para vir ao Brasil.

Continua após a publicidade

Em seu portfólio, a Stellantis ainda tem o motor 1.5 usado nos Jeep Renegade, Compass e no Alfa Romeo Tonale, mas ele corre por fora por ser grande demais para um hatch compacto.

FIAT 500E

Continua após a publicidade

A introdução de um novo 500 híbrido também ajudará a Stellantis a amenizar seus problemas com o governo italiano. O grupo está sendo pressionado por priorizar mais fábricas no exterior, como na Sérvia e Polônia, do que as plantas na Itália. Agora a meta da Stellantis é produzir 1.000.000 de carros em solo italiano.

Compartilhe essa matéria via:

Só para o 500, a Stellantis espera produzir ao menos 200.000 unidades ao ano, das quais 125.000 serão da nova versão híbrida. Eles serão feitos na fábrica de Torino, que receberá investimentos para receber o híbrido. O esperado, é que novo 500 híbrido seja lançado até o final de 2025.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.