Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Caterham Seven 170 tem motor de moto, 440 kg e desempenho de Golf GTI

O motor de 660 cm³ e peso próximo aos 440 kg proporcionam ao Seven 170 desempenho de esportivo, mesmo com apenas 84 cv

Por João Vitor Ferreira
25 set 2021, 00h26
Caterham Seven 170
(Caterham/Divulgação)

O icônico Caterham Seven ficou famoso por conservar o conceito de esportivo compacto e muito leve o Lotus Seven. Esta nova versão, batizada de Seven 170, honra esse legado tão bem que é a mais leve da história. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A inspiração veio do lema “simplificar e adicionar leveza”, que guia os projetos desde que o Seven era feito pela Lotus, e também dos japoneses:  Caterham foi comprada pela japonesa VT Holdings, que transformou o esportivo em um kei car. Essa é a designação de uma classe de carros vendida no Japão que segue regras de dimensões e tamanho de motor para ter vantagens tributárias.

traseira Caterham Seven 170
O Seven foi produzido pela Lotus de 1957 a 1972. Após o fim da produção, a Caterham comprou os direitos do modelo e passou a fabricá-lo (Caterham/Divulgação)

Isso significa que o Seven 170 precisou ficar 105 mm mais estreito do que qualquer outro modelo da família, tendo um total de 1,47 cm de largura. Outra restrição é o motor limitado a 660 cm³, o que foi resolvido por um motor turbo Suzuki de três cilindros, que produz 84 cv e 11,83 kgfm. São números pouco melhores que os de um 1.0 aspirado, mas a mágica toda está no peso. 

Continua após a publicidade

O roadster tem apenas 440 kg, o que garante relação de potência/peso de 170 cv por tonelada.

O resultado é um esportivo leve, capaz de chegar aos 169 km/h de máxima e de ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. É tempo de Golf GTI.

O Seven 170 está disponível em duas versões. A já conhecida variante S traz suspensão para a estrada, bancos de couro preto, rodas de liga leve Silver Juno de 14” , para-brisa completo e volante Momo.

Caterham Seven 170 versões
A versão R é a mais esportiva, já a S é a padrão dos modelos Seven e desenvolvida para a estrada (Caterham/Divulgação)

Já a estreante versão R tem suspensão esportiva, assentos compostos, um cinto de segurança de quatro pontos, diferencial de deslizamento limitado, painel de fibra de carbono e rodas de liga leve 14” Black Juno com bordas polidas e pneus Avon ZT7. Ambas as versões têm câmbio manual de 5 marchas.

Interior Seven 170
O interior é simples e remete aos modelos clássicos da marca (Caterham/Divulgação)

O Seven 170 será oferecido pelo preço de £ 22.990, ou R$ 167.827 em conversão direta, para a versão em kit. Já a versão montada de fábrica terá um acréscimo não divulgado pela Caterham.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa 749
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.