Carros que nós dirigimos antes do resto do mundo
Apresentação mundial é coisa de Salão europeu e americano? Nem sempre: esses modelos foram revelados e lançados primeiro no Brasil
![Jeep Compass Jeep Compass](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/57e9bcb40e21630270042931imagem-6.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Um fenômeno raro aconteceu na apresentação do Jeep Compass. Pela primeira vez na história da marca, um modelo global foi revelado ao mundo no Brasil. Enquanto nós poderemos comprá-lo já a partir de novembro, os mais de 100 países que venderão o carro só poderão conhecê-lo em 2017. Até os americanos ainda não o viram de perto, algo que deve ocorrer apenas no Salão de Detroit. Segundo executivos da FCA, a decisão é uma prova do prestígio conquistado pelo mercado brasileiro após o sucesso do Renegade, vice-líder da categoria de SUVs compactos e responsável direto pela reestruturação da marca Jeep no país.
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O Compass, porém, não foi o primeiro (e nem será o último) caso do gênero. Nas últimas décadas, as montadoras elegeram o Brasil como palco de estreia de produtos desenvolvidos para várias partes do mundo – sendo que alguns ainda nem foram lançados lá fora.
Nissan Kicks:
![Nissan Kicks SL Nissan Kicks SL](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/57c46f0f0e2163719705ad1d_chr5907.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Não foi por acaso que a Nissan escolheu o Brasil para apresentar o Kicks Concept em 2014. Exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, o carro-conceito antecipava as formas de um inédito SUV compacto da marca. Até o nome foi escolhido pensando nos brasileiros: a palavra “Kicks” (ou “chutes”, em tradução literal) é uma referência ao futebol, esporte mais popular do nosso país. No começo de 2016 veio a confirmação: a versão definitiva do Kicks seria produzida no Brasil. Fomos o primeiro mercado a conhecê-lo pessoalmente (o resto do mundo viu o Kicks durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro) e comprá-lo importado do México, já que a produção em Resende (RJ) começa apenas em 2017.
Ford Ka:
![Ford Ka SEL Ford Ka SEL](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/5798ec200e21634575229298_sil7716-tif.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Depois das baixas vendas obtidas no mercado brasileiro (onde foi considerado pequeno demais), o Ka foi substituído em 2008 por um projeto local idealizado para ser mais espaçoso – embora ainda tivesse apenas duas portas. Diante do sucesso do EcoSport, porém, a Ford resolveu repetir a estratégia na terceira geração do Ka, elevando-o ao status de produto global. Novamente desenvolvido pela filial brasileira da Ford, o compacto estreou nas nossas ruas em 2014 e acaba de chegar à Europa, onde foi rebatizado de Ka+. Diferente do modelo brasileiro, que tem motorizações 1.0 e 1.5, o Ka+ será vendido com um motor Duratec 1.2, semelhante ao oferecido no New Fiesta europeu. Vacinada após a má recepção do EcoSport, a Ford aprimorou tanto a lista de itens de série quanto a qualidade do acabamento interno do carro. Por lá, ele terá a missão de substituir o Ka europeu, um projeto montado sobre a plataforma do Fiat 500.
Ford EcoSport:
![Ford EcoSport Ford EcoSport](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56719c5b52657372a11864d5121109_econo_24.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
O sucesso do primeiro EcoSport rendeu um prêmio à filial brasileira da Ford. Coube a nós o desenvolvimento da nova geração do SUV, que se tornaria um produto global – e o primeiro do gênero projetado na América do Sul. Ainda na fase de carro-conceito, o utilitário esportivo foi apresentado simultaneamente no Brasil e na Índia. Foi o mercado indiano, aliás, um dos primeiros a fabricar o EcoSport após os brasileiros. De lá, o modelo ganhou alguns países da Europa, onde foi bastante criticado por detalhes como o acabamento pobre, a suspensão excessivamente mole para os padrões europeus e a presença do estepe do lado de fora, uma solução em desuso no Velho Continente. A Ford ouviu as críticas e rapidamente realizou algumas melhorias no isolamento acústico, na calibragem da suspensão e na qualidade dos materiais empregados no interior. Até o pneu sobressalente mudou de localização, migrando para o lado de dentro da cabine.
Renault Sandero:
![Renault Sandero Authentique Renault Sandero Authentique](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/579bb5ac0e2163457523b050sandero-authentique-1-0-4p-2009-eps.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Desenvolvido pela Renault francesa em conjunto com profissionais da América Latina (e especialmente do Brasil), o Sandero estreou no fim de 2007, já como modelo 2008. O mercado brasileiro foi o primeiro a conhecê-lo, antes mesmo dos romenos – que o lançariam em alguns países da Europa como modelo Dacia. Menos de um ano após sua chegada, a Renault aproveitou a febre dos “aventureiros urbanos” para lançar o Sandero Stepway, outra ideia reproduzida na Europa posteriormente.
Chevrolet Meriva:
![Chevrolet Meriva SS Chevrolet Meriva SS](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56f9a9510e21630a3e19048bchevrolet-meriva-ss.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
As minivans ainda estavam na crista da onda quando a Chevrolet lançou a Meriva em agosto de 2002. Desenvolvida por engenheiros e designers brasileiros em conjunto com profissionais da Opel (subsidiária alemã da General Motors), ela aproveitava a plataforma e diversos componentes da família Corsa. Além do design moderno, a Meriva se destacava pelo prático sistema opcional de rebatimento dos bancos traseiros. Batizado de FlexSpace, ele dividia o banco em três partes: dois assentos laterais e um central, menor. Apoiadas sobre trilhos, as partes podiam se movimentar juntas para frente ou separadamente para os lados ou para trás. Rebatidos, formavam uma superfície plana com o porta-malas. A minivan chegou à Europa em maio de 2003, onde está em sua segunda geração. No Brasil, o modelo sobreviveu até 2012, sendo substituída pela Spin, um projeto desenvolvido localmente pela Chevrolet.