Carros da nova série de Senna na Netflix são reais; veja como foram feitos
Conheça as réplicas feitas para as gravações da nova série da Netflix que estreia amanhã (29/11)
A mais nova série que retrata a vida da lenda do automobilismo Ayrton Senna estreou hoje (29/11) na Netflix. O nível de realismo proposto, porém, exigiu um esforço técnico e uma grande frota de réplicas exatas de carros de corrida de todas as competições pelas quais o tricampeão de Fórmula 1 passou.
Para isso, a Netflix contratou a empresa argentina Crespi, uma reconhecida fabricante de automóveis fora-de-série e de carros de competição, que construiu 22 carros totalmente funcionais apenas para a gravação da série.
A empresa de streaming divulgou antecipadamente um vídeo mostrando toda a trajetória e como foram feitos os carros para a série de Senna. Confira:
Dos 22 carros produzidos, estão inclusos todos os modelos que Ayrton Senna dirigiu em sua carreira, desde a Fórmula Ford até o Willians FW16 em que o piloto brasileiro sofreu o acidente fatal no Grande Prêmio de San Marino em 1994.
Cada carro foi construído especificamente para as filmagens, e a família Crespi, que está no ramo desde os anos 1960, foi responsável por construir carrocerias e motores sob medida, bem como suspensão e outros componentes adaptados para cada sequência.
Porém, como carros usados no cinema, os modelos usados na gravação da série de Senna são idênticos aos originais, mas o desempenho, claro, não é equivalente aos do mundo real. Mesmo assim, usam motores de competição para alcançar um desempenho mínimo necessário para a gravação das cenas de ação – que realmente empolgam, diga-se.
Assim como o visual, o som é algo extremamente importante quando o assunto é Fórmula 1. Para replicar e soar como os modelos originais dos anos 1980 e 1990, técnicos de som foram atrás dos carros originais e instalaram microfones e lapelas em posições estratégicas para que garantir a imersão do público.
–Para a preparação dos atores, de duas a três sessões de kart eram feitas toda semana. Segundo Matt Mella, intérprete de Alain Prost na série, isso ajudou a entrar na mente de um piloto de corrida, além de dar prática para a entrada e saída dos cockpits.
A série semi-ficcional estreou hoje na Netflix. São seis capítulos retratando toda a carreira de Senna e é a principal estreia da Netflix para o fim de 2024. Acredito que, como eu, todos os apaixonados por automobilismo estão ansiosos para maratonar.