Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Carros autônomos acordam vizinhos com ‘buzinaço’ às quatro da manhã

O caso aconteceu em um estacionamento de uma empresa de robotáxis, em São Francisco, nos EUA, e o motivo foi um erro no software para evitar colisões

Por João Vitor Ferreira
18 ago 2024, 19h00
Carro autonomo Waymo
Robotáxis da chinesa Waymo iniciaram um 'buzinaço' nos EUA por falha no software  (Waymo/Divulgação)
Continua após publicidade

Quem nunca acordou de madrugada porque algum carro da rua ou do estacionamento do seu prédio disparou o alarme do nada? Essa situação desagradável foi dezenas de vezes pior para alguns moradores de São Francisco, nos EUA. Ao invés dos alarmes, eram carros autônomos que decidiram fazer uma sinfonia de buzinas às quatro horas da manhã.

A cena foi gravada por Randol White, que flagrou uma série de carros autônomos da Waymo, empresa de robotáxis da Alphabet (a dona do Google), tentando estacionar, enquanto buzinavam uns para os outros. Segundo White, a cena teria sido cômica se não fosse de madrugada.

O estacionamento em questão fica ao lado de prédios residenciais e foi alugado pela empresa para guardar seus veículos enquanto não estão operantes. No vídeo, podemos ver que os carros parecem um tanto confusos ao tentar encontrar uma vaga e, para piorar, iniciam um ‘buzinaço’

Continua após a publicidade

De acordo com a Waymo, o erro deve-se a um novo software, que faz o carro buzinar ao ver que outro veículo está se aproximando, com intuito de evitar uma colisão.

“Recentemente, introduzimos um recurso útil para ajudar a evitar colisões em baixa velocidade, buzinando se outros carros se aproximarem demais enquanto dão ré em nossa direção”, disse a empresa em comunicado à CBS News. “Tem funcionado muito bem na cidade, mas não prevíamos que isso aconteceria com tanta frequência em nossos próprios estacionamentos”.

Compartilhe essa matéria via:

O vídeo em questão foi gravado no sábado passado, mas os moradores disseram que isso já vinha acontecendo há algum tempo. O pior é que, embora também ouvissem o barulho em outros horários, por volta das quatro da manhã é quando ele atingia seu pico.

Continua após a publicidade
Waymo robotaxi
O software defeituoso foi implementado para fazer o carro buzinar ao notar a aproximação de um veículo em baixa velocidade (Waymo/Divulgação)

Felizmente, o problema parece estar resolvido. Na última terça-feira, a Waymo emitiu um comunicado dizendo que atualizou o software dos carros para diminuírem o barulho e não atrapalhar a vizinhança.

A solução parece ter dado certo. “Devo observar que parece que Waymo resolveu o problema”, disse White ao jornal USA Today. O vizinho do estacionamento ainda disse que conseguiu ter uma noite de sono agradável no último dia 15, sem nenhum barulho de buzina.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.