A autonomia dos carros elétricos sempre é questão relevante para a disseminação dos veículos elétricos. De qualquer forma, a autonomia das baterias avançou de forma perceptível e já temos à venda no Brasil um elétrico que alcança 630 km de autonomia, o BMW iX.
Mas aumentar a autonomia não é a única solução para tornar os carros elétricos viáveis e cada vez mais adaptados à nossa realidade. Painéis solares podem ser a resposta e é essa a aposta da startup holandesa Lighyear.
O primeiro carro elétrico da empresa, o Lightyear 0, tem painéis solares no teto e pode ficar até sete meses sem descarregar totalmente.
Ele recarrega por meio dos painéis solares e tem capacidade de gerar energia suficiente para percorrer cerca de 11.000 km sem a necessidade de carregamento externo.
Essa conta só fecha, porém, para quem desloca cerca de 35 km por dia pode deixar o carro o dia inteiro exposto ao som. Assim, poderá dispensar o uso de tomadas por até 7 meses, estima a empresa. Entretanto, se o local for menos ensolarado, o tempo médio pode cair para 2 meses.
A Lightyear decidiu investir na tecnologia solar porque acredita que a rede de carregamento não vai comportar todos os carros elétricos no futuro. Assim, propõe olhar para outras soluções, mesmo que sejam intermediárias.
A startup aposta na combinação de maior autonomia com bateria menor para entregar um produto mais eficiente.
Maior alcance
O Lightyear 0 chegou a superar a autonomia do Tesla Model 3. Conseguiu cravar 625 km de autonomia, mesmo tendo bateria de 60 kWh, menor que a do Tesla, que tem 82 kWh de capacidade.
Esse alcance maior deve-se aos seus 5 metros quadrados de painéis solares que entregam 70 km extras em dias ensolarados.
Segundo a startup, mesmo com a velocidade média de 110 km/h o cupê pode percorrer 560 km sem recarregar.
A mecânica traz quatro motores elétricos, instalados um em cada roda, com 174 cv de potência total e 175,4 kgfm de torque máximo, porém seu desempenho é limitado e não impressiona. Ele leva 10 segundos pra sair da imobilidade e chegar a 100 km/h.
Mais leve
O Lightyear 0 também aposta em uma carroceria resistente e leve, com partes feitas em fibra de carbono, bem como em materiais ecológicos. A cabine, por exemplo, usa couro sintético, microfibra e garrafas recicladas nos bancos, volante e painel.
E todo esse esforço contribui para um menor arrasto aerodinâmico, ele tem 0,19 Cx, portanto menor que o Mercedes EQS, que exibe 0,20 Cx, e é reconhecido por ter um dos menores arrastos do mercado.
O modelo será limitado a 946 unidades e deve chegar até o fim deste ano no mercado europeu com preço de US$ 263.000, o equivalente a R$ 1,3 milhão na conversão direta. Será que fará sucesso?