Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Carro elétrico da Sony trará Playstation 5 integrado e já roda na Europa

Sony estreia no mundo dos EVs com o que sabe fazer de melhor: telas, câmeras, áudio e Playstation.

Por Eduardo Passos Atualizado em 12 jan 2021, 15h24 - Publicado em 12 jan 2021, 17h24
Não se trata de um conceito: O Vision-S já está sendo testado em estradas europeias
Não se trata de um conceito: O Vision-S já está sendo testado em estradas europeias Divulgação/Sony

Goste ou não, a eletrificação chegou de vez no mercado automotivo. Cada vez mais montadoras optam pelos veículos elétricos e até mesmo consagradas fabricantes de eletrônicos entraram na briga. Uma delas é a Sony, que anunciou novos detalhes do cupê Vision-S.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12) durante a CES, feira internacional de tecnologia de Las Vegas que, neste ano, ocorre virtualmente. A japonesa já havia mostrado os conceitos do carro no passado, mas agora deu informações concretas do modelo, que já está rodando em testes.

Exterior

Sony Vision-S
Sony/Divulgação

Por fora, o Vision-S lembra bastante seu futuro concorrente Tesla Model 3. Via de regra nos elétricos, a eficiência aerodinâmica prevalece sobre a estética, o que não é obrigatoriamente ruim.

O resultado disso é que não há grades frontais, mesmo que de enfeite. Além disso, os espelhos retrovisores foram substituídos por câmeras em formato de aletas, como no futuro Renault Megane eVision.

Retrovisores do Vision-S vão além do nome e permitem visão quase em 360º
Retrovisores do Vision-S vão além do nome e permitem visão quase em 360º Divulgação/Sony

O grande destaque estético é o teto solar unido ao para-brisa, criando uma peça inteiriça de vidro que vai até o porta-malas e que, com exceção das barras estruturais, cria junto às janelas uma redoma de vidro ao redor dos ocupantes.

O belo teto de vidro revela os quatro assentos do veículo
O belo teto de vidro revela os quatro assentos do veículo Divulgação/Sony

Big Brother

Aclamada por seus equipamentos fotográficos, a Sony colocou nada menos que 40 sensores no Vision-S. São 18 câmeras, 18 radares e quatro LIDARs, que escaneiam o ambiente em 3D, via laser.

Isso é quase o dobro dos sensores embarcados nos Tesla, mas não significa que o Vision-S já sairá da concessionária (ou da loja de gadgets) dirigindo sozinho até sua casa.

Todos os sensores embarcados no Vision-S
Todos os sensores embarcados no Vision-S Divulgação/Sony

Inicialmente, esse aparato servirá apenas a funções mais comuns, como estacionamento automático, auxílio de mudança de faixa e frenagem de emergência. À medida que for ganhando confiança, a Sony pretende atualizar, via internet, os software dos carros, chegando a níveis de automação superiores ao carros de Elon Musk atualmente.

Continua após a publicidade

Alma gamer

Tela principal se divide entre painel e multimídia. Telas laterais exibem imagens dos retrovisores
Tela principal se divide entre painel e multimídia. Telas laterais exibem imagens dos retrovisores Divulgação/Sony

Se você considera o Playstation 5 o melhor eletrônico da Sony, é porque não viu o interior do Vision-S. Todo seu painel dianteiro é composto por displays, que se dividem em central multimídia e controles, ao meio, e uma espécie de tablet embutido sobre o porta-luvas. Nas extremidades, telas independentes exibem imagens dos retrovisores.

Além dos displays traseiros, há um pequeno touch para controlar o ar-condicionado
Além dos displays traseiros, há um pequeno touch para controlar o ar-condicionado Divulgação/Sony

Os ocupantes traseiros terão disponíveis duas telas de 10,1 polegadas. Todos os visores trazem tecnologias como HDR e alto brilho para permitir uma visão plena, independente da luminosidade externa.

Obviamente a Sony não deixaria seu xodó de fora do Vision-S, e será possível jogar Playstation 5 nas telas do EV, aproveitando o potencial de suas telas de alta resolução e contraste. A conexão será feita via nuvem: o PS5 fica em casa e a jogatina ocorre de modo semelhante ao Google Stadia e GeForce NOW, em conexão de baixa latência – que se tornará viável com o 5G.

Representação artística da
Representação artística da “esfera sonora” do Reality Audio Divulgação/Sony

Tão importante quanto, os sons do PS5 e das outras mídias funcionarão à base do sistema 360 Reality Audio, que cria uma esfera virtual através de cada assento, permitindo aproveitar ao máximo a mixagem 5.1 ou 7.1.

Desempenho

Não adianta um luxuoso carro elétrico que não cumpre sua missão primordial. Por isso, a Sony garante que os dois motores, um para cada eixo, serão capazes de entregar até 200 kW cada, totalizando 536 cv de potência (a Sony não informou o torque).

Plataforma da Sony também poderá servir de base a sedãs, SUVs e minivans
Plataforma da Sony também poderá servir de base a sedãs, SUVs e minivans Divulgação/Sony

Os 2.350 kg do Vision-S deverão ir de 0 a 100 km/h em 4.8 s, atingindo velocidade máxima de 240 km/h. Com 4,9 m de comprimento, 1,5 m de altura e 1,9 m de largura, o EV tem vão livre de 12 a 13,5 cm e vem equipado com rodas grandes, de aro 21.

No momento, o Vision-S já está sendo testado em estradas públicas da Áustria, onde é produzido pela Magna. Com base nessa experiência, a Sony definirá prazos de lançamento e vendas ao redor do mundo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 740
arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade