Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Carro autônomo da Apple pode estar próximo de iniciar testes em público

Jornais afirmam que empresa já está se adequando às regras do departamento de trânsito da Califórnia

Por Redação Atualizado em 9 nov 2016, 14h41 - Publicado em 18 set 2015, 15h06
tecnologia

Os rumores de que a Apple prepara um automóvel com direção autonoma não são novos. Informações divulgadas pelo jornal The Guardian, porém, sugerem que o projeto alcançou um estágio bem mais avançado do que se imaginava, a ponto de a empresa já realizar encontros com autoridades do departamento de trânsito da Califórnia para homologar testes públicos do chamado Projeto Titan.

Em agosto, foi noticiado que a Apple iria utilizar uma antiga base militar próximo a San Francisco para realizar testes fechados e confidenciais de seu novo produto. Já para conseguir permissão para efetuar testes em vias públicas, é preciso informar ao departamento de trânsito da Califórnia todos os detalhes e capacidades de um novo automóvel. Isso leva a crer que o desenvolvimento já atingiu um estágio maduro – e que, por outro lado, a tradicional política de sigilo da Apple terá de ser revista para que o processo avance.

Na Califórnia, berço do desenvolvimento tecnológico americano, o processo de regulamentação para a operação de veículos autônomos envolve uma série de fabricantes tradicionais do setor, como VW-Audi, Honda, General Motors, Nissan e BMW. Além deles, o Google já colocou nas ruas uma pequena frota de veículos robotizados. A empresa gerenciadora de táxis Uber também tem planos para o segmento. A expectativa é de que a regulamentação desenvolvida na Califórnia seja utilizada como modelo para o restante dos Estados Unidos.

A Apple se recusa a comentar tais informações. Sabe-se, porém, que a empresa contratou nos últimos tempos uma série de executivos e engenheiros vindos de marcas como Tesla Motors e Mercedes-Benz – a Google, por outro lado, acaba de contratar o ex-CEO da Hyundai nas Américas para chefiar seu projeto de veículo autônomo. Ambas as empresas, antes interessadas em parcerias com fabricantes automotivos já estabelecidos, agora parecem consolidar o desenvolvimento de veículos por conta própria.

LEIA MAIS:

– Seis aplicativos imperdíveis para quem adora dirigir

– Teste: o novo app da Google pode substituir a central multimídia do seu carro?

Continua após a publicidade

Publicidade