O Grupo Caoa, conhecido por ser representante de Hyundai, Subaru e Chery no Brasil, está prestes a lançar sua própria marca de carros. O projeto, liderado pelo CEO Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, pretende criar uma nova divisão no mercado automobilístico brasileiro, com o objetivo de oferecer veículos totalmente desenvolvidos no Brasil.
Durante o lançamento do Caoa Chery Tiggo 7 Sport, Carlos revelou os planos da empresa em uma conversa com jornalistas. A empresa já trabalha no processo para financiar essa nova etapa, embora os detalhes sobre o investimento ainda não tenham sido divulgados. Um dos aspectos do plano é a possível abertura de capital da empresa na B3, a bolsa de valores brasileira, com a intenção de somar recursos para o desenvolvimento do primeiro carro.
Os primeiros passos já foram dados, incluindo a formação de uma equipe dedicada ao desenvolvimento do primeiro carro. Quanto ao modelo em si, o CEO indicou que ainda não foi decidido, mas sugere que um possivelmente será um SUV ou picape, considerando a demanda crescente por esses tipos de carroceria no mercado brasileiro.
A abertura de capital serviria não apenas para financiar o desenvolvimento do veículo, mas também para preparar a fábrica em Anápolis (GO). “O desafio não é apenas financeiro, mas também temporal. Precisamos adquirir equipamentos, como prensas, e incorporar novas tecnologias à fábrica de Anápolis”, acrescentou Carlos Alberto.
Apesar da incursão no mercado com uma marca própria, o Grupo Caoa garante que suas parcerias com Hyundai, Subaru e Chery não serão afetadas. O empresário enfatizou que a nova marca será uma divisão separada, sem interferir nos negócios existentes. O grupo é responsável pelos direitos de importação dos veículos Subaru e Hyundai, e produz alguns modelos localmente, como o Tucson, além de ter 50% da operação da Chery no Brasil e ter carros da empresa também montados em Anápolis.