Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Caminhão híbrido plug-in da Scania tem painéis solares para ir mais longe

Protótipo da Scania continua a rodar em testes e parece que se daria muito bem no ensolarado Brasil

Por Julio Cabral
Atualizado em 6 Maio 2024, 17h21 - Publicado em 7 jan 2024, 10h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Há vários tipos de caminhões com novas tecnologias elétricas e híbridas, mas esse Scania se destaca mais do que a média. A ideia de um veículo movido integralmente ou parcialmente a energia solar é antiga, no entanto, esbarra na questão do espaço necessário para as placas. Se forem muito pequenas, elas não serão capazes de gerar muita energia.

    Para resolver isso, a fabricante sueca instalou 100 m² de painéis solares no implemento desse caminhão. É uma metragem equivalente à de um bom apartamento. Por ano, a autonomia do caminhão pode ser estendida em mais de 5.000 km.

    O segredo está no tipo de instalação e na tecnologia empregada. As partes superiores e laterais do implemento de 18 m receberam painéis solares mais leves e resistentes do que a média. Eles utilizam duas tecnologias: uma parte é feita com base em perovskita, um composto que garante mais eficiência e menor custo, enquanto o restante se baseia em células mais voltadas ao Sol do verão. Segundo a Scania, a solução garante o dobro de geração de energia do que as convencionais.

    Caminhão Scania híbrido plug-in movido a energia solar
    Os painéis solares envolvem a carroceria do trailer de 18 metros de comprimento (Scania/Divulgação)

    E, ainda de acordo com a Scania, o resultado foi medido na fria Suécia, ou seja, o ganho seria ainda maior em países mais quentes, algo que seria mais notável no Brasil do que na Europa. O próprio líder do projeto, Eric Falkgrim, brinca: “se você consegue fazer isso funcionar na Suécia, pode fazer em qualquer lugar”.

    Continua após a publicidade

    O cavalo mecânico é híbrido do tipo plug-in, não depende apenas da energia solar. Como suas baterias ficam instaladas no trailer, não será possível trocar o implemento, uma inconveniência que é compensada pelas outras vantagens.

    As baterias totalizam 200 kWh de armazenamento, sem contar os 100 kWh das próprias baterias do próprio caminhão. A potência total é de 550 cv, cavalaria que o classifica entre os modelos mais potentes do fabricante.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.