Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Donos de carros elétricos costumam recarregar seus carros por 42 minutos

Estudo também revela que carregadores pagos são mais rápidos que os gratuitos, que são mais aproveitados

Por Julio Cabral
Atualizado em 6 Maio 2024, 17h21 - Publicado em 5 jan 2024, 10h29

Um estudo norte-americano da Energetics analisou a duração do tempo de recarga rápida em carregadores pagos e gratuitos. Encomendada pelo Departamento Americano de Energia, a pesquisa mostrou que são gastos, em média, 42 minutos em uma estação de recarga paga, contra 1 hora e 18 minutos das que não cobram nada. Se for um supercarregador da Tesla, o tempo gasto pode baixar para 31 minutos, no entanto, eles também têm cobrança.

No banco de dados EVWatts, a Energetics compilou dados de 2,4 milhões de sessões de recarga durante três anos, um período entre 30 de junho de 2020 até 30 de junho de 2023. 

O consumo de energia de cada tipo de recarga também foi divulgado. Enquanto as pagas consumiram 22 kwh, as isentas de cobranças chegaram aos 42 kwh. O estudo inclui muitos fatores, que vão do tipo de estabelecimento de recargas aos horários de pico, incluindo dias da semana.

Continua após a publicidade

No total, a Energetics já tem dados de 50.712 pontos de carregamentos e mais de 14,1 milhões de sessões, em um gasto energético que já passou dos 249 milhões de Terawatts-hora. É uma enorme quantidade de energia, lembrando que cada Terawatt-hora corresponde a um trilhão de watts-hora. 

Algumas variáveis podem ter impactado ao longo dos três anos da pesquisa divulgada recentemente. Como exemplos, podem ser citados o aumento de capacidade das baterias e as novas tecnologias de recarga, dados cujo impacto será medido nos próximos estudos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.