Câmara aprova projeto que perdoa multa por ausência de extintor no carro
Proposta também prevê que pontos na carteira sejam suspensos
Na última quinta-feira (1º), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 3075/15, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que perdoa as multas emitidas aos motoristas por não possuírem extintores de incêndio em seus automóveis. Além de invalidar as notificações emitidas a partir de 1º de janeiro de 2015, o projeto também determina que os pontos por essa infração não sejam transferidos para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
A proposta pretende ressarcir os motoristas que foram multados por conta da resolução 57/04, que tornava o extintor de incêndio obrigatório em automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada, uma vez que esta determinação foi cancelada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no mês passado. Agora, possuir um extintor ABC em automóveis de passeio é facultativo.
De acordo com o projeto, as secretarias da Fazenda dos estados deverão reembolsar todos os motoristas já tiverem feito o pagamento das infrações em até três meses. Os valores serão reajustados pela taxa Selic e o ressarcimento poderá ser efetuado na forma de créditos aos condutores, para abatimento de multas ou impostos atrasados. Vale lembrar que o PL passará pelo Senado e, se aprovado, ainda deve ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.
VEJA MAIS
– Extintor em automóveis não será mais obrigatório
Como a Lecar perdeu a oportunidade de não virar piada no Salão do Automóvel
Mitsubishi Triton Savana estreia com a mesma receita de 21 anos atrás e motor biturbo
Salão repleto de carros elétricos não tem carregador e já sofre com a Fórmula E
Nova geração da Nissan Frontier é uma Mitsubishi Triton com outro nome
Maior novidade da BYD no Salão do Automóvel ficará escondida por três dias







